A matriz energética brasileira sempre se posicionou entre as mais limpas do mundo e a inovação é prioritária para o setor. Neste texto, vamos apresentar soluções tecnológicas que podem contribuir para um melhor desempenho da área.

Antes de falarmos sobre as inovações, é importante entender como funciona o setor. O sistema elétrico brasileiro é composto por empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

Grande parte dos recursos naturais utilizados para geração de energia elétrica no Brasil está afastada dos grandes centros consumidores, por esse motivo é necessário utilizar redes de transmissão de energia, que levam energia às subestações transformadoras de distribuição e aos grandes consumidores. Na sequência, redes de distribuição fazem chegar energia elétrica aos consumidores de distribuição.

Segundo dados da Agência Nacional de Engenharia Elétrica (ANEEL 2014), o segmento de geração é bastante pulverizado e conta com mais de 3.100 empreendimentos geradores. Praticamente 70% da capacidade instalada no Brasil e 74% da energia gerada são de origem hidrelétrica.

O segmento de transmissão é responsável por transportar grandes quantidades de energia provenientes das usinas geradoras. A interrupção de uma linha de transmissão pode afetar cidades inteiras ou até mesmo estados. O Brasil conta com mais de 70 concessionárias, que são responsáveis pela administração e operação de mais de cem mil quilômetros de linhas de transmissão espalhadas pelo país, conectando os geradores às empresas distribuidoras.

O segmento de distribuição é o que recebe grande parte de energia do sistema de transmissão e a distribui de forma pulverizada aos consumidores. Esse segmento é composto por mais de 60 concessionárias, que se responsabilizam por administrar e operar as linhas de distribuição, como aquelas instaladas nas ruas e avenidas das grandes cidades. Resumindo, é a concessionária de distribuição que leva a energia elétrica até as residências, comércios e indústrias.

É importante destacar que as empresas geradoras de energia raramente são responsáveis por eventuais transtornos de falta de energia elétrica. Normalmente, os problemas ocorrem no sistema de transmissão ou distribuição. Esses problemas podem ser causados por acidentes, como descargas atmosféricas ou fortes ventos, quedas de árvores, ações de vandalismo, entre outros.

Encontrar formas de prevenir esses problemas, investindo na ampliação, manutenção e inovação do sistema, é benéfico para as concessionárias e consumidores.

Alguns cases do Eldorado

Hoje, muitas companhias do setor têm grande preocupação com a segurança de seus profissionais, devido aos trabalhos de alta periculosidade, que trazem consigo uma série de riscos e situações delicadas. Nesse sentido, capacitações com Realidade Virtual, em um ambiente 3D idêntico ao real, permitem aos colaboradores exercitarem manobras de operação e manutenção da mesma forma que seria na realidade, sem risco algum à segurança deles.

Eldorado possui um case de sucesso com a CPFL na área, em que desenvolveu um Projeto de Treinamento Virtual em Subestações de Energia. A ferramenta é utilizada para treinamento e reciclagem dos eletricistas. O simulador proporciona ao operador a vivência de situações básicas e de emergência. Além da segurança, aplicações como essa podem proporcionar melhor integração entre equipes, atualizações constantes e economia de recursos.

Sistemas modernos de comunicação e inspeção no campo, como o Headset, desenvolvido pelo Eldorado, também contribuem para melhorar o índice de qualidade e agilidade das equipes em campo, assim como para mitigar riscos de acidentes e mortes. Foi desenvolvida uma solução de comunicação wireless de inspeção para equipes de manutenção de redes de distribuição aérea de média tensão, baseada na integração de tecnologias como imagens termográficas, capaz de detectar fuga de corrente, transmissão de voz e imagem, permitindo total alinhamento do trabalho com o supervisor de equipe que está em solo, uma vez que ele consegue acompanhar todo o trabalho que está sendo executado, sanar dúvidas e discutir possibilidades, inspeção infravermelho e conceito de “hands-free” e wearables, proporcionando mais segurança em todas as manobras. Todos os vídeos são gravados e armazenados, podendo ser utilizados para análise dos trabalhos realizados e levantamento de pontos a serem melhorados.

Muitas concessionárias sofrem questionamentos por parte dos consumidores sobre os valores cobrados pelo uso de energia. Alguns usuários alegam que o medidor de energia está com algum defeito. Como forma de evitar esse problema, o Eldorado desenvolveu um aferidor de medidor de energia elétrica, descrito como um dispositivo assertivo de avaliação das condições do medidor e como não intrusivo. A ideia era desenvolver uma solução que mudasse os processos manuais, considerados pouco eficientes e com alto risco, aplicando tecnologias como reconhecimento digital de imagem, uso de cargas internas automáticas, captura e cálculo automático de grandezas elétricas, armazenamento digital das informações, eliminando a necessidade de formulários de preenchimento manual, possibilidade de integração com o sistema de gestão comercial da concessionária,  com sistemas de comunicação, e gerenciamento geográfico das equipes no campo. Com o aferidor, a avaliação de medidores no campo ficou muito mais eficiente, precisa e rápida. Com essa solução, a concessionária pode, inclusive, evitar a retirada do medidor para análises técnicas em laboratórios credenciados pelo Inmetro, o que representa um ganho, pois não é necessário desligar o cliente e nem deixar de faturar.

A área de energia está em constante crescimento e evolução, portanto, investir em inovação e melhorias de processos é, desde sempre, crucial.

A equipe de profissionais do Eldorado é altamente qualificada e propicia inovação tecnológica ao setor de energia elétrica em todas as fases da cadeia de inovação, da Pesquisa Básica à Inserção no Mercado, e em todos os segmentos, da geração à distribuição, com sistemas de comunicação e segurança, apoio à decisão em nos centros de operação e despacho, medição,  monitoramento, controle e gestão da operação, proteção digital de dispositivos eletrônicos inteligentes, tecnologias aplicadas à eficiência energética e visão computacional, análise e processamento de imagem, realidade virtual e aumentada, extração e análise de dados, e aprendizagem de máquina. Confira nosso know-how: https://www.eldorado.org.br/energia/