Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre a tecnologia de Video Analytics e entender como essa solução pode ser aplicada ao setor elétrico.

Um estudo realizado pela empresa norte-americana de telecomunicação e equipamento de rede, a Cisco Systems, Inc., apontou que, até 2020, 80% do tráfego na Internet será constituído por vídeo. Além disso, o mesmo documento aponta que, em 2020, um milhão de minutos em vídeos serão publicados online. O cenário acima mostra que as soluções em vídeo serão uma importante fonte de sensoriamento de coisas e de pessoas em um futuro próximo.

Hoje em dia, os softwares de análise de imagens já podem ser utilizados no monitoramento de ambientes abertos ou fechados, como ruas, avenidas, aeroportos e alfândegas, com a capacidade de classificar e registrar itens removidos e adicionados de uma prateleira, realizar contagem de pessoas e objetos, monitorar violação de perímetro, entre outras ações.

Nos últimos tempos, a detecção e reconhecimento de pessoas e objetos em vídeos têm chamado a atenção, especialmente no quesito de vigilância patrimonial e doméstica.

Uma solução de vigilância inteligente conta com um sistema de alerta bem detalhado, que vai além da detecção de movimento, com o aprendizado de máquina sendo utilizado para avaliar vários contextos das imagens em vídeo em busca de informações relevantes. O resultado é a entrega de análises consistentes, com custo fixo, não passível de falha humana e que mantém o nível de performance constante.

Existe, hoje, uma grande expectativa em cima do aprendizado de máquina e da interpretação de imagens, pois há uma tendência em comparar os algoritmos com a capacidade de compreender as imagens com a visão humana. Tal expectativa torna-se um desafio para a adoção dessas soluções, mas a experiência com a tecnologia e a consciência dos problemas que podem ser resolvidos por ela ajudam a tirar um grande proveito dessa nova tendência e não ficar para trás.

Soluções para o setor elétrico

No Eldorado, temos trabalhado há algum tempo com soluções envolvendo a tecnologia de Video Analytics. Tendo em vista as questões críticas de segurança que envolvem as operações de campo no setor elétrico, produzimos sistemas inteligentes de coleta e análise de grandes quantidades de dados que podem ser usados para monitoramento de procedimentos gravados em vídeo, visto que essa gravação e análise de atividades de campo é uma prática comumente aplicada pelas operadoras do sistema elétrico.

Também criamos um sistema inteligente que promove o monitoramento e a vigilância automática em áreas restritas, tais como usinas, subestações e faixas de servidão de linhas de transmissão. Essa solução envolve captura de imagens, vídeos e o uso de aprendizagem de máquina, sendo capaz de detectar a presença de pessoas não autorizadas, veículos ou animais.

Por fim, contamos com o monitoramento de áreas críticas de usinas hidrelétricas – barragem, casa de força, sala de controle e subestação. Normalmente, esse monitoramento é realizado por equipes técnicas de maneira visual, a intervalos de tempos predeterminados. Desenvolvemos sistemas inteligentes que permitem o monitoramento contínuo dessas áreas, por meio da coleta automática de amostras, imagens, dados de supervisão e alarmes.

Saiba mais sobre a nossa atuação no setor elétrico. Acesse: http://www.eldorado.org.br/energia/