Redes corporativas móveis

O crescimento vertiginoso do uso de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, nas corporações tem preocupado muitas empresas, já que boa parte delas não possui uma política de segurança para esses equipamentos. Segundo estudos da empresa de consultoria IDC, até 2015 mais de 1,3 bilhão de pessoas no mundo usarão dispositivos móveis para trabalhar, representando 32% da população mundial economicamente ativa.

Sem uma política de segurança adequada, o uso desses dispositivos se torna uma perigosa vulnerabilidade, uma porta aberta para ataques de hackers e vírus eletrônicos. Outra ameaça é a perda ou furto dos equipamentos, já que informações sigilosas podem cair em mãos erradas. Para solucionar este problema, o Eldorado desenvolveu e está lançando a primeira solução nacional de MDM – Mobile Device Management (Gerenciamento de Dispositivos Móveis). Trata-se do Acesso Fácil Device Management, disponível para os sistemas Android, Windows Phone e iOS (Apple).

Marcelo Henrique de Souza, gerente de P&D do Instituto, explica que a solução possui três funções básicas: monitoramento, proteção e controle dos dispositivos móveis. “O nosso sistema informa ao administrador onde se encontra cada equipamento. Isso pode ser útil em caso de perda ou furto do dispositivo, ou até em termos de logística, acionando o funcionário que está mais próximo de determinado local. A localização pode ser feita por triangulação de antenas das operadoras de telefonia celular, GPS ou intensidade do sinal de uma rede Wi-Fi”, diz Souza.

Em caso de furto ou roubo, o sistema permite que o aparelho seja bloqueado à distância e as informações apagadas, impedindo o seu uso e o acesso a dados confidenciais – esta é a função de proteção oferecida pelo Acesso Fácil Device Management. “No que se refere à função controle, a nossa solução permite que o administrador instale e desinstale aplicativos remotamente, bloqueie ou não a instalação de determinada aplicação, defina quais sites cada usuário pode acessar, faça alterações de senhas, atualização de versões de software, se tenha um registro de uso, etc.”, explica Souza. O Acesso Fácil Device Management também permite o gerenciamento de conteúdo, como a distribuição de conteúdo digital (ex.: envio de lista de preços, materiais de divulgação, apresentações, entre outros).

“As empresas que ainda não adotaram aplicações de mobilidade por questões de segurança, agora já podem fazê-lo, pois o uso de dispositivos móveis no ambiente corporativo é uma tendência irreversível. Quem já adotou, mas teme pela segurança de seus sistemas, pode ficar tranquilo, pois o Acesso Fácil Device Management é uma plataforma confiável, robusta e acessível, sendo comercializado na modalidade de licenciamento por equipamento”, diz Souza.