Hardware

Mais detalhes

Hardware

Com estrutura interna plenamente capacitada, a equipe do Eldorado domina projetos digitais, comunicação sem fio, desenvolvimento de software embarcado, projetos mecânicos, dentre outras tecnologias de ponta na área de hardware.

Nossa Expertise

Com estrutura interna plenamente capacitada, a equipe do Eldorado domina projetos digitais, comunicação sem fio, desenvolvimento de software embarcado, projetos mecânicos, dentre outras tecnologias de ponta na área de hardware.

Com foco na entrega da P&D em Produtos Eletrônicos e Automação Industrial, o Eldorado atua como uma extensão da capacidade da equipe de seus parceiros para encontrar soluções de problemas tecnológicos e obter novos produtos. Esta co-criação é uma forma inédita de entrega de valor, criando vantagem competitiva para parceiros do Eldorado, que passam a contar com a estrutura e experiência do Instituto em seu processo de inovação tecnológica e expansão comercial.

Nossos clientes contam com gerentes certificados pelo PMI e com uma engenharia de testes de padrão internacional, além de um dos mais bem equipados laboratórios de ensaios e testes da América Latina.

Somando nossa qualidade com a excelência de parceiros especialistas no desenvolvimento de materiais, dispositivos, processos industriais, automação e hardware, conseguimos ampliar a capacidade da equipe do parceiro de obter novos produtos e solucionar problemas tecnológicos. É uma nova forma de entrega de valor em pesquisa e desenvolvimento de produtos eletrônicos, para a co-criação de inovações e soluções.

Linhas de atuação

  • Desenvolvimento de projetos de sistemas de potência;
  • Tecnologia de materiais e processos em ligas plásticas e elastômeros;
  • Design industrial;
  • Projetos eletromecânicos;
  • Engenharia de produto;
  • Sistemas para teste e acompanhamento de vida de produtos;
  • Sistemas de automação industrial e comercial;
  • Projetos certificados EMV nível 1;
  • Desenvolvimento de sistemas de testes funcionais e de conformidade;
  • Aplicação de conceitos e algoritmos de redes neurais e bayesianas;
  • Elaboração de relatório anual de prestação de contas;

Desde o ano de 2002, o Eldorado vem focando esforços no desenvolvimento contínuo da Microeletrônica no Brasil, por meio da capacitação, da formação de mão-de-obra especializada e da consolidação da DH ELDORDO, a partir da execução de projetos de desenvolvimento de CI’s.

A DH Eldorado conta, atualmente, com quarenta profissionais experientes, todos contratados segundo a CLT, e dezessete bolsistas CT1 e CT2 do programa CI Brasil. Os projetistas possuem experiência em codificação, modelagem, verificação e back-end, nas áreas analógica, digital e mixed-signal.

Dentre os projetos hoje realizados e em andamento, pode-se destacar as os seguintes segmentos: Comunicação Digital, TV Digital, RFID, Aplicações em Metrologia Legal, Memórias e Controladores de Memória, entre outros.

Como exemplos desses projectos, pode-se citar:

  • Chip Demodulador de TV digital – Desenvolvimento de um Chip para demodulação de TV Digital padrão ISDB-T, utilizando tecnologia de 65nm. Esse chip é o primeiro desenvolvido totalmente no Brasil para esse padrão e tecnologia. Ele tem a capacidade de decodificação One-Seg (em movimento) e Full-Seg (alta-resolução). Após o desenvolvimento desse CI, o passo seguinte foi o desenvolvimento de um MCM (Multi Chip Module), o qual é composto por 4 dies e aproximadamente 40 componentes passivos, em um espaço de 15mm x 15mm e um substrato de 8 camadas. Dessa forma, esse MCM possui, em um mesmo encapsulamento, tuner digital e analógico, demodulador digital e analógico e uma interface PICe.
  • Chip de etiqueta passiva de RFID – Desenvolvimento de Chip para etiqueta passiva de RFID, na faixa de 900MHz, compatível com o padrão UHF, EPCglobal Class-1 Generation-2, em tecnologia de 180nm e standard CMOS.
  • Chip DVB-S2 – Esse desenvolvimento teve como foco a abordagem de duas tecnologias, semicondutores e TV-Digital, o que foi diretamente de encontro às oportunidades criadas pela união destes dois segmentos e pelos esforços governamentais.  Consistiu no desenvolvimento de uma solução de um demodulador multi-padrão, compatível com os padrões ISDBT e DVB-S2.

Além disso projetos de Circuitos Integrados de testes de IPs e tecnologias também vêm sido desenvolvidos pelo Instituto Eldorado, em parceria inclusive com empresas e Design Houses internacionais.

Parcerias

A DH Eldorado possui parecerias tecnológicas estratégicas, com empresas e outras Design Houses, dentro e fora do país, tais como Idea Sistemas Eletrônicos, Perceptia Devices, entre outras.

O Eldorado conta com profissionais experientes em projeto (layout) de placas de circuito impresso para a indústria em geral, com foco em regras e práticas de Design for Manufacturing (DFM), visando a redução de possíveis falhas de fabricação e montagem.

Além disso, a equipe de engenharia têm grande expertise em desenvolvimento de sistemas analógico/digital (mixed-signal), com as competências necessárias para realizar os testes funcionais e de desempenho, considerando as peculiaridades de cada parte integrante do sistema EBPM (RF front-end, conversores analógico digital, FPGA e interfaces de comunicação digitais).

Na área de testes, o Eldorado possui conhecimento e competência para analisar os resultados dos testes funcionais e de desempenho, investigar as causas de eventuais defeitos de fabricação e sugerir aprimoramentos e adaptações no projeto ou no processo de fabricação e montagem, visando o desempenho, a robustez e a confiabilidade do produto final.

Outro destaque é a experiência da equipe de engenharia no uso do software Matlab para modelagem e simulações de sistema, visando a otimização de parâmetros como ruído referido às entradas, acúmulo de offsets, linearidade e dynamic range, banda passante, atrasos de grupo e latências.

O grupo também conta com profissionais qualificados, processos, e ferramentas para geração automatizada de códigos Verilog/VHDL e C/C++ a partir de modelos matemáticos representados em Matlab (Model Driven Engineering). Uso de plataformas heterogêneas contendo processadores do tipo FPGA, DSP, GPP e GPU. Este processo garante o cumprimento de requisitos no desenvolvimento de firmware e software embarcados de tempo-real com extensivo uso de processamento digital de sinais.

Conheça um pouco mais da infraestrutura do Eldorado na área:

  • Equipamento de Raios-X e profissionais experientes para análise de placas de circuito impresso com componentes complexos e inspeção de aspectos críticos da confecção e montagem das placas. Câmera de imagens térmicas para identificação de componentes sob estresse durante os testes de protótipos e no processo de burn-in;
  • Laboratório equipado com câmara semi-anecóica para ensaios de emissões eletromagnéticas e imunidade à interferências eletromagnéticas irradiadas, e também laboratório para ensaios de emissões e imunidade à interferências eletromagnéticas conduzidas;
  • Laboratório com câmaras para ensaios de envelhecimento acelerado visando identificar componentes que venham a reduzir o MTBF e a vida útil dos instrumentos, possibilitando a substituição destes durante a revisão de projeto ou antes do início da produção;
  • Laboratório equipado com câmara térmica com controle de temperatura e umidade para a realização de testes de imunidade às variações climáticas. Ensaios com ciclagem térmica rápida e com grandes gradientes de temperatura poderão ser utilizados para avaliar a confiabilidade do processo de soldagem dos componentes SMD.

O Eldorado conta com um departamento de Engenharia Mecânica com profissionais altamente qualificados para o desenvolvimento de projetos mecânicos inovadores, desde a concepção até a supervisão da construção, passando pela criação de protótipos e teses. Segurança, escalabilidade e eficiência do processo produtivo são os pilares do grupo, que possui larga expertise em projetos diversos, como:

  • Automação Bancária –  projetos de terminais de consulta, caixas eletrônicos (ATMs) e painéis com materiais plásticos.
  • Projetos Automotivos – design de produto, simulação estrutural, simulação de injeção de materiais.
  • Equipamentos Médicos – desenvolvimento mesas cirúrgicas e equipamentos para clínicas móveis.

O desenvolvimento de soluções inovadoras em hardware exige uma avaliação constante dos projetos conduzidos. Por isso, o Eldorado estruturou um dos mais completos laboratórios de Testes de Desenvolvimento do país, com infraestrutura para testes climáticos, mecânicos (vibração, choque, queda), névoa salina, testes aplicados a produtos e componentes (laptop, pendrive, memória) e ring teste para notebooks.

Laboratório de Testes e Desenvolvimento

Laboratório de Testes de Desenvolvimento

Bancada de Desenvolvimento

Bancada de trabalho do Laboratório.

Câmara Climática

Câmara Climática

Raio X

Raio-X

12 GHz 40 G samples Scope

12GHz / 40G Samples Scope


Câmara Semi-anecóica

Câmara Semi-anecóica

Diferenciais

  • Projetos de CIs Digitais, Analógicos e Mistos
  • Laboratório de Testes para o Desenvolvimento
  • Certificação ABNT 16501 - Diretrizes para Sistemas de Gestão da Pesquisa, do Desenvolvimento e da Inovação (P, D&I)
  • Instituto reconhecido pelo CATI para receber recursos e desenvolver projetos pela Lei de Informática