Testes e Ensaios

Mais detalhes

Testes e Ensaios

O planejamento e a realização de testes de hardware e software são partes cruciais no projeto e processo de elaboração de um produto. O Eldorado investe em capacitação da equipe e tecnologia para a realização de um amplo espectro de testes seguindo padrões nacionais e internacionais de qualidade baseados em normas de referência e também de acordo com as normas dos clientes.

Nossa Expertise

Engenharia de Testes

Com o constante aumento da competitividade das empresas associada à qualidade / confiabilidade de produtos (tanto de hardware e software), as atividades de testes vêm, gradativamente, ganhando espaço nos mercados de TI, metrologia legal (balanças, medidores de energia, etc), automotivo, etc.

O principal objetivo do teste de produto é a redução da probabilidade de se encontrar defeitos ao final de seu ciclo de desenvolvimento, minimizando, assim, riscos para o negócio.

Dentre todos os seus benefícios da implementação da engenharia de testes de produto, o custo da prevenção de defeitos no início do ciclo é bem menor, se comparado com o custo de reparo de defeitos ao final deste ciclo.

Metodologia e Processos

O Instituto Eldorado alia competência e tecnologia com os processos de teste mais consolidados, definidos pelas normas IEEE, utilizando conceitos PMI de gerenciamento, prestando serviços de teste em todas as fases do ciclo de desenvolvimento, de acordo com suas necessidades, segundo o modelo V de Engenharia de Testes.

Inserido neste contexto, o Instituto Eldorado conta com uma equipe altamente qualificada para o gerenciamento, planejamento e execução de testes. Além disso, conta com ampla experiência em design, verificação e validação de softwares embarcados, aplicativos e hardware para os mais diversos segmentos.

Presta serviços de testes em todas as fases do ciclo de desenvolvimento, de acordo com suas necessidades, segundo o modelo V de Engenharia de Testes:

fluxo_testes

Testes de Aceitação: visa demonstrar a conformidade com os requisitos de negócio e usuário na última fase do ciclo de desenvolvimento, validando o produto para entrega.

Testes de Sistema: envolve uma série de diferentes testes cujo propósito primordial é colocar à prova o sistema por completo, verificando requisitos de sistema. Nesta fase são empregadas estratégias de testes Funcionais, Desempenho, Usabilidade, Regressivos, Exploratórios, entre outros.

Testes de Integração: fase onde os módulos do software montados ou integrados são testados. São verificadas as interações entre os módulos visando detectar erros nas suas interfaces.

Testes Unitários: fase onde cada módulo é testado individualmente garantindo que este funcione adequadamente e que o código obedeça ao design do componente.

Cada fase do modelo possui seu processo, obedecendo a um padrão, garantindo entregas documentadas, de forma a agilizar a correção de falhas, caracterizando o comprometimento do Instituto com a necessidade do parceiro.

Para solicitar uma consulta de serviços de Engenharia de Testes, entre em contato com o Eldorado.

ABECS

ABECS: Testes de Segurança para Terminais de Captura

A evolução dos canais eletrônicos de relacionamento entre bandeiras e clientes proporciona tanto redução dos custos dos serviços como também maior conforto aos clientes. Porém, um obstáculo observado para a disseminação do uso desses canais é a insegurança percebida por clientes afetados direta ou indiretamente por ações fraudulentas.

Visando reduzir a ocorrência de furto de informações e fraudes e tendo em vista o crescente aumento da dependência de dispositivos eletrônicos para transações financeiras, o Instituto Eldorado realiza testes de verificação e validação de terminais do tipo PINPAD e POS de acordo com normas PCI. Para garantir qualidade e confiabilidade nos resultados, o Instituto Eldorado dispõe de uma equipe de Engenharia de Testes com competência e experiência em análise de segurança física, criptografia e segurança de informação, testes de intrusão utilizando ferramentas convencionais, testes em software embarcado no dispositivo, testes de bateria, choque e vibração em laboratório especializado e testes de comunicação com a rede.

Através de pré-testes nos equipamentos com suporte e acompanhamento de todo o ciclo de desenvolvimento do produto, o Instituto Eldorado, atualmente designado laboratório credenciado para realização de certificação de terminais junto à ABECS, visa preparar o terminal para tal certificação.

Nossos laboratórios contam com equipamentos para testes físicos, mecânicos e climáticos, estando preparados para realização de testes funcionais e não funcionais, de carga, stress, criptografia e gerenciamento de chaves, choque e resistência, usabilidade, segurança de rede (GPRS, DUN, LAN, Wi-Fi, Serial, USB e Bluetooth), impressão, bateria, leitura, recuperação de dados, processamento, performance e inviolabilidade.

Ao utilizar serviços de teste em laboratório do Eldorado, os clientes e parceiros têm a certeza de que seus produtos e dados de projeto serão mantidos em sigilo, evitando exposições públicas inerentes a testes em campo tradicionais e em laboratórios de uso comum.

Para solicitar uma consulta de serviços de Engenharia de Testes, entre em contato com o Eldorado.

Homologação de produtos junto à ANATEL

O Departamento de Testes e Ensaios (DTE) faz parte da cadeia do processo de homologação de produtos junto à ANATEL. É acompanhado o progresso tecnológico com normas e processos adequados à certificação de produtos lançados no mercado de maneira ininterrupta, um desafio que exige pesquisa e desenvolvimento contínuos.

O DTE conta com laboratórios acreditados segundo a norma ISO 17025 pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro e presta serviços a uma extensa gama de clientes, principalmente fornecedores de equipamentos e aparelhos de radiocomunicação. Tem atuado ativamente junto a diversos órgãos normativos brasileiros, em especial os comitês CT-08 do INMETRO, CBC-06 e CBC-08 da Anatel e CB-03 e CB-026 da ABNT, juntando-se ao esforço nacional para estabelecer as normas e procedimentos aplicáveis a equipamentos eletroeletrônicos.

A infraestrutura do laboratório conta com equipamentos de última geração e está organizada em oito áreas:

  • Ensaios de Baterias de lítio-íon, com foco em ensaios elétricos e de segurança.
  • Ensaios de Compatibilidade Eletromagnética – EMC, baseados nas normas internacionais CISPR e IEC, com foco nos mercados de telecomunicações, tecnologia da informação e eletrodomésticos.
  • Ensaios de segurança elétrica para produtos de telecomunicações.
  • Ensaios de RF em produtos com conexão sem fio.
  • Ensaios Acústicos, para caracterização de ruído em equipamentos em geral, sendo laboratório apto a realizar ensaios para o programa Selo Ruído em eletrodomésticos, e apto a realizar a verificar os requisitos mínimos eletroacústicos exigidos para telefonia, conforme ANATEL.
  • Ensaios de SAR, ensaios relacionados à taxa de absorção específica, medidas que verificam o quanto o corpo humano absorve da energia radiada por equipamentos que usam da comunicação sem fio e que são usados próximos ao usuário.
  • Ensaios Elétricos em Terminais analógicos, ligados à rede de telefonia pública comutada: aqueles que caracterizam e garantem os requisitos mínimos em telefones fixos, aparelhos de fac-símile, identificadores de chamada e similares.
  • Ensaios de Eficiência Energética, em acordo com as normas do INMETRO para equipamentos de TI, este escopo é reconhecido pelo organismo americano EPA – US Energy Environmental Protection Agency, para o Programa ENERGY STAR®.

Os laboratórios são acreditados pela Cgcre do INMETRO para mais de duzentos ensaios distintos para equipamentos como:

Terminais móveis (celulares, smartphones, modem sem fio e tablets) e transceptores (como equipamentos bluetooth e wi-fi) nas tecnologias GSM, GPRS, EDGE (tecnologia 2G), WCDMA, HSPA e HSPA+ (tecnologia 3G), e também LTE (tecnologia 4G), bem como as modulações 8DPSK e GFSK, e conforme a norma IEC 802.11a/b/g/n/ac.

  • Transceptores com espalhamento espectral (spread-spectrum technology)
  • Telefones com e sem cordão (incluindo telefones DECT), e telefone dedicado.
  • Aparelhos de fac-símile
  • Eletrodomésticos
  • Alarme para linha telefônica
  • Equipamentos para Tecnologia de Informação (ETI)

Para consultar o nosso escopo acreditado, por favor, visite a página do INMETRO.

Para solicitar uma consulta de serviços de Homologação de Equipamentos, entre em contato com o Eldorado.

Laboratório de Comunicações Móveis (homologação)

Engenharia de Testes: Laboratório de Comunicações Móveis

Seguindo as linhas de agilidade, confiabilidade e personalização, o Laboratório de Comunicações Móveis do Instituto de Pesquisas Eldorado atua há mais de quatro anos no mercado de Telecomunicações.

Utilizando simuladores de rede de telefonia celular e servidores interconectados, o Laboratório de Comunicações Móveis permite a realização de testes de funcionalidades e interoperabilidade em qualquer tipo de dispositivo eletrônico que seja capaz de se conectar a rede de telefonia móvel. Esses simuladores podem ser utilizados em qualquer nível ou fase de testes, inclusive em pré-testes de homologação.

De telefones celulares a rastreadores automotivos e máquinas de cobrança por cartões de crédito (PIN Entry Devices), o Laboratório oferece um ambiente ágil de testes controlados por ser independente da disponibilidade da rede de telefonia móvel, possibilitando uma rápida análise, execução e apresentação de resultados.

A economia é mais um importante benefício do uso de ambientes simulados por reduzir os custos decorrentes da utilização das redes das operadoras de telefonia, de viagens e deslocamentos para testes de campo, atendendo às necessidades de negócio de clientes e parceiros.

A utilização do laboratório de comunicações móveis para testes produz resultados de alta precisão devido à facilidade de reproduzir condições, decorrente do controle de ambiente e do controle de interferências e variáveis que podem afetar o funcionamento de dispositivos, garantindo maior confiabilidade.

Ao utilizar serviços de teste em laboratório do Eldorado, os clientes e parceiros têm a certeza de que seus produtos e dados de projeto serão mantidos em sigilo, evitando exposições públicas inerentes a testes em campo tradicionais e em laboratórios de uso comum.

Os equipamentos utilizados são os mais confiáveis existentes no mercado, fornecidos por fabricantes com sólido histórico, e mantidos por uma equipe treinada e preparada para explorar seus recursos e capacidades.

As possibilidades de execução de testes utilizando o laboratório são enormes, passando pelas tecnologias GSM, GPRS, CDMA, WCDMA, CDMA2000, HSDPA. Abaixo temos uma lista de exemplos de testes que podem ser realizados neste ambiente: 

  • Roaming Broker
  • Video call
  • CSD connection
  • Push messages
  • Mobile TV
  • FTP
  • Roaming
  • Camping in WCDMA
  • Info Service
  • Emergency Call
  • SMS
  • MMS
  • PDU’s
  • Hopping
  • Download
  • Resume download
  • System Acquisition (PLMN)
  • AMR CODEC
  • HTTP e FTP
  • WAP
  • PTT, PTV
  • SIM Tool Kit
  • FOTA (Bitfone Solution)
  • Cell Broadcast
  • Current Drain
  • Dial Up Network (DUN)
  • Multi Slot Class
  • Multimedia Streaming
  • Multimedia Codec Support
  • Wi-Fi
  • Bluetooth Accessories
  • Handoff
  • Power Control
  • Network Return
  • Service Redirection
  • Subscriber Calling Features
  • Voice Quality
  • Over the Air Services
  • Frequency error
  • Phase error
  • Max/Min output power
  • Sequence control level
  • Output RF spectrum
  • Transmit OFF Power
  • Transmit ON/OFF Time mask
  • Spectrum Emission Mask
  • Error Vector Magnitude (EVM)
  • BER, FER, BLER
  • Receiver Sensibility

labcom2

Para solicitar uma consulta de serviços de Engenharia de Testes, entre em contato com o Eldorado.

Diferenciais

  • Ampla experiência em engenharia de testes
  • Processos de teste definidos no modelo CMMI e normas IEEE
  • Testes em variada gama de tecnologias
  • Testes em dispositivos móveis in site