Eldorado 18 anos

(05/04/2017)

Eldorado comemora sua maioridade em março

Atualmente, o Instituto conta com uma carteira de mais de 40 grandes parceiros e tem mais de 700 colaboradores, que estão divididos entre as suas três unidades – Brasília, Campinas e Porto Alegre. Referência na área em que atua, ao longo desses 18 anos o Eldorado possui uma história rica em evolução, crescimento e conquistas. Confira:

Em 1999, o Instituto de Pesquisas Eldorado nasceu como uma organização compacta. Foram realizadas 42 contratações no começo dessa empreitada e, no início de suas operações, a instituição ocupava um espaço em Jaguariúna. Já em setembro de 1999, passou a ocupar uma parte do prédio 7 no CPqD.

Entre 2000 e 2005, houve uma reforma do estatuto para que o Eldorado pudesse refletir a intenção de ampliar seus parceiros de projetos. No início de 2004, a organização implantou um plano estratégico que envolvia sair do CPqD e ter a sua própria sede. Em julho, iniciou o estudo de opções para a possível construção ou compra de seu espaço. Em agosto, identificou um último terreno disponível no entorno da Unicamp e, por fim, em dezembro, o Instituto já assinava a escritura do terreno de sua sede.

No dia 17 de outubro de 2007, as obras para a construção do prédio do Eldorado tiveram início. Em 19 de setembro de 2008, o Instituto inaugurou seu espaço na área privada do Campus da Unicamp. O Projeto Sede Nova dispendeu dois anos nas atividades de planejamento, projetos e terraplanagem. Foram construídos 10.000 m², em um terreno de 25.000 m², em menos de 11 meses.

Com a mudança para a nova sede, o Instituto passou por uma transformação visual e adotou um novo logotipo. Em 2009, o Eldorado iniciou as suas operações em Brasília. Um ano depois, em outubro de 2010, iniciou as suas operações em Porto Alegre.

Em 2013, o Eldorado passou por uma grande reestruturação organizacional, que gerou realocações internas e valorizou o capital humano do Instituto. Além disso, iniciou a entrada em outros mercados, como energia e saúde, e aumentou consideravelmente o seu faturamento, portfólio de clientes e números de colaboradores. Em 2015, as três unidades começaram a receber investimentos em expansão predial.

Em agosto de 2016, aconteceu uma das maiores conquistas do Eldorado em seus últimos anos, com a inauguração do seu novo complexo laboratorial, situado na unidade de Campinas. Considerada inédita no Brasil, a nova área, de 1700 metros quadrados, passou a permitir que o Instituto realize pesquisas em produtos de maior escala, como para indústria automobilística e de equipamentos médicos. Na ampliação, os destaques foram a câmara OTA (Over-the-Air), 100% anecoica e a nova câmara semianecoica três vezes maior, com 10 metros e um quiet zone de 5 metros.

Em Porto Alegre, agregou-se aproximadamente 580 m2. Já na unidade de Brasília houve uma adequação dos espaços, que antes eram divididos em dois andares – 9º e 10º do Corporate Financial Center. Em dezembro, a unidade juntou os dois pavimentos unicamente no 9º andar, aumentando a colaboração, integração e proximidade dos colaboradores.

“É uma grande alegria celebrar os 18 anos do Eldorado. Nessa nova idade e ano, temos o  compromisso de renovar as nossas metas e planejar o nosso futuro. Queremos continuar sendo destaque como um dos maiores centros de P&D do país, crescendo e investindo em inovação. Mais do que isso, queremos continuar sendo uma organização reconhecida pela excelente qualidade de vida e investimento em capital humano, afinal, foram os nossos colaboradores que nos ajudaram a construir essa história de sucesso e conquistas. Estamos apenas  no início da nossa jornada.”, finaliza Jaylton Ferreira, Superintendente do Eldorado.