Embrapii

Selo_Eldorado-EMBRAPII_FINAL

Instituto Eldorado de Pesquisas – Unidade EMBRAPII

Em abril de 2016, o Instituto de Pesquisas Eldorado foi credenciado como unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) apta a desenvolver projetos de inovação industrial em duas áreas: Equipamentos para Internet e Computação Móvel.

A seleção do Instituto foi fruto de um processo seletivo com início em agosto de 2015, para o qual concorreram 57 propostas, com a escolha de 7 novas unidades. A EMBRAPII investirá 100 milhões nestas novas unidades credenciadas, sendo que R$ 18,7 milhões serão aportados no Eldorado, fracionados em seis anos, para o desenvolvimento de projetos inovadores em parceria com a indústria.

A Unidade EMBRAPII (UE) Eldorado está subordinada à Superintendência do Instituto e sob coordenação de sua Gerência Executiva de Produtos, que é responsável pelo desenvolvimento de novos produtos por meio de soluções inovadoras para auxiliar a disseminação e a aplicação de tecnologias avançadas nas áreas de eletrônica automotiva, redes digitais para comunicação móvel, processamento digital de sinais, conversores eletrônicos e sistemas avançados de controle e teste.

A operação da UE é suportada pela metodologia e por atividades atuais da Gerência Executiva de Pesquisa & Inovação, garantindo a aderência às recomendações da NBR 16501, em consonância com o modelo apresentado no sistema de excelência operacional EMBRAPII. Um conjunto específico de indicadores será selecionado para a unidade EMBRAPII, permitindo a geração de estatísticas de desempenho e sucesso do programa.

A UE tem ao seu dispor toda a infraestrutura laboratorial do Instituto Eldorado, bem como a expertise de sua equipe de desenvolvimento. Além disso, também fazem parte da unidade áreas de apoio aos projetos a serem realizados, como, por exemplo, Qualidade, Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO) e Pesquisa e Inovação.

Área de competência: Dispositivos para Internet e Computação Móvel

Dispositivos para Internet e Computação Móvel é área de competência da unidade Eldorado EMBRAPII, que envolve o desenvolvimento de hardware e software Embedded para computadores, notebooks, tablets, concentradores, dispositivos móveis e hardware específicos, e equipamentos de suporte à computação móvel que se apliquem para melhorar o desempenho da Internet móvel. O objetivo é atender a demanda da indústria de equipamentos eletrônicos para computação móvel, promovendo melhor desempenho e adequação ao mercado e maior competitividade.

O sistema de aplicação e serviço em Internet e Computação Móvel dessa UE está focado no segmento Industrial de Eletrônica de Consumo. Além disso, a unidade também visa desenvolver sistemas e equipamentos inovadores que possam potencializar os benefícios dessas tecnologias na vida das pessoas, para o uso racional de recursos naturais e melhora dos indicadores de produtividade.

A escolha da área de competência em Equipamentos e Dispositivos que suportam Internet e Computação Móvel para o credenciamento do Eldorado como unidade EMBRAPII se justifica não só pela expansão do uso da tecnologia da Internet móvel, que ainda tem muito a se difundir no mundo e, particularmente, no Brasil nos próximos anos (até 2025 pelo menos), mas também pelo imenso potencial de inovações disruptivas que são previstas.

A rápida e entusiástica adoção desta tecnologia tem demonstrado que a infraestrutura que suporta o seu uso tem muito a crescer, evoluir, melhorar e inovar. Atualmente, mais de 1 bilhão de pessoas no mundo, correntemente, já usam esta tecnologia. No Brasil, este número de usuários já chega a cerca de 50 milhões, e pode dobrar ou triplicar nos próximos 5 ou 10 anos, de acordo com dados das consultorias em inovação, IDC, MacKinsey e Gartner.

Neste aspecto, o Instituto de Pesquisas Eldorado vem se destacando não só pelo domínio do desenvolvimento integrado de equipamentos eletrônicos, mas também pelo design de microeletrônica, associando, assim, duas competências essenciais para a evolução tecnológica deste segmento.

Assim, com a introdução das tecnologias 4G e 5G, elevando as taxas de transmissão de dados e diminuindo o custo destas operações de networking, a utilização e a adoção da tecnologia da computação e da Internet móvel deverá explodir.

Linhas de atuação na área de competência

  • Sublinha Dispositivos de Computação Móvel: desenvolve atividades de System Design, Mechanical Design, Industrial Design e usability, Thermal Design, Hardware Design, Software Design e Integration, Power Managment Design, EMC, DFT/DFM, System Debug & Validation, Product Qualification, além das atividades de IC Design.
  • Sublinha Equipamentos de suporte à Conectividade e Network: desenvolve atividades de funcionalidades da camada aérea, como codificação e equalização de sinais; protocolos e mecanismos de controle de acesso e arquiteturas do tipo Mesh, Zigbee e 6loWPan; algoritmos e sistemas de controle de conexão e roteamento; desenvolvimentos de gateways e módulos de conectividade à internet.

Estrutura de Governança da Unidade Eldorado EMBRAPII

A UE é composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento e competências, tanto nas funções técnicas quanto administrativas.

O time técnico se constitui por, aproximadamente, 151 profissionais das áreas de Engenharia de Hardware, Engenharia de Software, Engenharia Física, Física, Engenharia de Materiais, Design, Arquitetura de Sistemas, Engenharia Mecânica, Engenharia Industrial e Engenharia de Testes. Dentre estes, 15 realizam funções de liderança, 88 são analistas, engenheiros e consultores, 27 são técnicos laboratoriais e 21 exercem assistência e apoio. Ainda sobre a equipe técnica, aproximadamente 30% dos colaboradores são profissionais pós-graduados (doutores, mestres e especialistas), formados a mais de 20 anos e com forte atuação em projetos relacionados à área de competência descrita anteriormente.

Para o atendimento das questões operacionais da unidade, foram estruturadas áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento dos projetos envolvidos nos contratos EMBRAPII, como Coordenação Geral, Canal de Contato UE-EMBRAPII, Desenvolvimento de Negócios, Desenvolvimento de produtos, Escritório de Projetos (PMO), Gestão Administrativa e Financeira e Assessoria Jurídica.

Sobre a EMBRAPII

A EMBRAPII é uma instituição privada sem fins lucrativos qualificada como Organização Social pelo Poder Público Federal desde setembro de 2013.

Sua a atuação institucional é orientada pelos objetivos fixados no Contrato de Gestão, firmado com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério da Educação (MEC) – órgãos federais que repartem igualmente a responsabilidade pelo seu financiamento.

A EMBRAPII atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. Ao compartilhar riscos de projetos com as empresas, tem-se o objetivo de estimular o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas, tanto no mercado interno quanto no internacional.

Assim, sua missão é contribuir para o desenvolvimento da inovação na indústria brasileira através do fortalecimento de sua colaboração com institutos de pesquisas e universidades, além de ser reconhecida como instituição inovadora na promoção de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para indústria no Brasil com agilidade, eficiência e qualidade.