Os ensaios de eficiência energética vêm sendo aplicado mundialmente devido a sua relevância social por tratar da racionalização de energia e pro consequência proteger o consumidor e também o ambiente.

A preocupação com os ensaios de eficiência energética pode ser vista pela criação de diversos programas nos países, um dos mais conhecidos mundialmente é realizado pela Agência de Proteção Ambiental do Estados Unidos da América, criado desde de 1992, um programa voluntário de rotulagem, denominado ENERGY STAR®, onde começaram apenas com monitores e computadores e atualmente contam com diversos tipos de produtos, podendo ser citado alguns deles, tais como: equipamentos eletrodomésticos, de iluminação, equipamentos industriais e comerciais. No Brasil através do INMETRO criou a Etiqueta de eficiência energética e atualmente a realização dos ensaios de eficiência energética é compulsória para diversos tipos de produtos.

Dentro deste contexto, o Eldorado possui laboratórios para atender aos ensaios de eficiência energética, que pode ser utilizado tanto para certificação quanto para o desenvolvimento de produtos, sendo eles produtos eletrodomésticos, eletromédicos, telecomunicações, equipamentos de tecnologia da informação e quaisquer outros produtos.

A infraestrutura do laboratório é composta por um sistema de medição robusto de excelente exatidão para realização de medidas de eficiência energética.

Capacidade de atender as seguintes normas:

  • ENERGY STAR® Program Requirements for Computers – Test Method;
  • EPRI Generalized Internal Power Supply Efficiency Test Protocol (ENERGY STAR®);
  • Test Method for Calculating the Energy Efficiency of SingleVoltage External Ac-Dc and Ac-Ac Power Supplies (ENERGY STAR®);
  • IEC 62301;
  • IEC 62623;
  • Portaria número 170/2012 do INMETRO.