O Laboratório de Redes e Serviços de Telecom engloba a avaliação de produtos conectados a rede pública e a análise de produtos de redes de telecomunicações privadas.

Assim, no seu escopo estão produtos como telefones analógicos incluindo os sem fio, cable modem e avaliação de protocolo em geral.

O laboratório conta com estrutura suficiente para realizar a caracterização completa de produtos com interface com a rede de telefonia fixa comutada analógica (telefones de assinante ou dispositivos com essa função), incluindo as interfaces FXS e FXO de produtos que possuem tais conexões, incluindo aqui o gateway residencial (cable modem).

Isso inclui aqui a caracterização mecânica, elétrica e eletroacústica desses tipos de terminais.

O laboratório dispõe de um simulador rede CTMS (Cable Modem Termination System), onde é possível fazer verificações funcionais e exercitar as diversas portas do instrumento sob teste (portas coaxial, ethernet e RJ-11).

Com foco na análise de protocolos, o Laboratório de Redes e Serviços de Telecomunicações conta com sistema de análise de protocolo IPv6 para produtos conectados a redes fixas, redes WiFi e rede móvel.

Para testes de protocolo IPv6 em produtos com topologia de rede Ethernet, o escopo de testes é baseado nas seguintes normas:

  • IPv6 Ready – Phase-1/Phase-2 Test Specification Core ProtocolsTechnical DocumentRevision 4.0.6
  • RFC 2460 – Internet Protocol, Version 6 (IPv6) Specification
  • RFC 4861 – Neighbor Discovery for IP Version 6
  • RFC 4862 – IPV6 Stateless Address Autoconfiguration
  • RFC 1981 – Path MTU Discovery for IP Version 6
  • RFC 4443 – Internet Control Message Protocol (ICMPv6)

Para detalhes sobre os testcases disponíveis, clique aqui

 

Para testes de protocolo em produtos com interface com a rede móvel celular, o escopo tem como referência principalmente as seguintes normas:

  • 3GPP TS 36.523-1 – 3rd Generation Partnership Project; Technical Specification Group Radio Access Network; Evolved Universal Terrestrial Radio Access (E-UTRA) and Evolved Packet Core (EPC); User Equipment (UE) conformance specification; Part 1: Protocol conformance specification (Release 12)
  • Core da IPv6 ready
  • ETSI TS 102 514 – Methods for Testing and Specification (MTS); Internet Protocol Testing (IPT): IPv6 Core Protocol; Requirements Catalogue

A lista completa de testcases pode ser verificada aqui.