Ações Sociais 2016

(27/01/2017)

Eldorado promove ações voltadas para o âmbito educacional, social e familiar

Ao longo do ano, diversas ações de filantropia e de valorização das relações interpessoais são organizadas e promovidas no Eldorado, como campanhas de arrecadação de agasalhos, alimentos, brinquedos, entre outros. As iniciativas mostram o engajamento do Instituto em promover um ambiente mais saudável, solidário e empático.

No âmbito socioeducacional, uma das ações é o Projeto Oficina do Futuro PcD, que capacita pessoas com deficiência em linguagens de programação, testes de software, entre outros. O projeto formou sua 5ª turma em Brasília e, atualmente, 18 pessoas que concluíram a capacitação compõem o quadro de funcionários da unidade.

Já em Campinas, o projeto acontece em parceria com a instituição SORRI-Campinas. Com aulas voltadas para pessoas com deficiência cognitiva. O curso teve sua 2º turma capacitada em Montagem Eletrônica em parceria com essa instituição.

O projeto Oficina do Futuro PcD é voltado para pessoas com deficiência que tenham no mínimo 18 anos, conhecimento prévio em informática e disponibilidade para participar de cursos presenciais programados. No total, o projeto já capacitou 476 pessoas, em 36 turmas, nas cidades de Araraquara (SP), Campinas (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Paulo, Brasília (DF) e Porto Alegre (RS). Outro grande diferencial do projeto é a oportunidade oferecida a todos os colaboradores que podem participar como instrutores e monitores, estimulando a responsabilidade social.

Através do InterAção, programa interno do Instituto que promove encontros e palestras com temas não relacionados ao trabalho, a unidade de Brasília teve um curso de Libras ministrado pelo colaborador Ricardo José Roriz Pontes Jr. A turma foi composta por 13 alunos e criou um ambiente em que os estereótipos sobre a surdez foram desconstruídos.

2º turma do PcD, em parceria com SORRI Campinas

Ações sociais são um sucesso em 2016

Em abril, os colaboradores do Eldorado se uniram e arrecadaram cerca de meia tonelada de roupas, cobertores, entre outros itens, para apoiar o bairro São Fernando que, na ocasião, foi atingido por um incêndio, levando algumas famílias a perderem tudo o que tinham.

Durante os meses de junho, julho e agosto, aconteceu a ação social “Cobertor Solidário” no Eldorado. Com as contribuições, foi possível a compra de 300 novos cobertores, que foram distribuídos entre dois projetos sociais de Campinas, que desenvolvem um trabalho com moradores de rua: Toca de Assis e Entrega por Campinas.

Em outubro, o Eldorado fez uma campanha de doação de brinquedos, novos e usados, para a ONG Hospitalhaços, que distribuiu, carinhosamente, o que foi arrecadado às crianças hospitalizadas.

Os colaboradores do Eldorado Brasília realizaram, pelo 4º ano consecutivo, sua ação de Natal no Lar CRGDASE (Centro de Reabilitação Geriátrica Desenvolvimento, Assistência Social Educacional). Durante a visita, foram distribuídos presentes e um lanche de confraternização foi promovido entre os colaboradores do Instituto e os moradores do lar.

Comemorando 15 anos de parceria com a Associação Anhumas Quero-Quero, o Eldorado Campinas promoveu seu Natal Solidário. O projeto atende mais de 250 crianças e adolescentes. Diferentemente dos outros anos, os colaboradores puderam doar quantias livres para que uma festa fosse estruturada e oferecida às crianças. Teve pintura facial, rodízio de pizza com refrigerante e distribuição de kits personalizados. Além disso, cada criança ganhou uma foto sua com tema natalino.

Os colaboradores do Eldorado em Porto Alegre realizaram sua ação de Natal na escola de educação infantil Planeta Mágico, entregando presentes e confraternizando com as 95 crianças do local.

Ação social “Cobertor Solidário”

Ações familiares são destaque na agenda do Instituto

Em datas comemorativas, como Dia das Mães, dos Namorados e dos Pais, o Instituto recebe a família dos seus profissionais para um almoço especial e de celebração. Também comemorado, no Dia Internacional da Mulher as colaboradoras recebem uma pequena lembrança como forma de exaltar a data.

Em outubro, juntamente com a já habitual celebração do Dia das Crianças, o Eldorado Campinas promoveu a 2ª edição do Eld4Kids. A iniciativa utiliza a ferramenta Scratch para ensinar crianças a programar jogos junto com os pais. Durante o evento, os colaboradores e seus filhos têm a oportunidade de interagir juntos no universo da programação e, assim, conhecer de forma mais intimista o ambiente de trabalho dos pais. Nas outras unidades, aconteceram atividades lúdicas e o tradicional almoço de comemoração.

Além disso, de forma a conscientizar os seus profissionais sobre a importância dos exames e da luta contra o câncer de mama e de próstata, o Instituto promove iniciativas para celebrar o Outubro Rosa e o Novembro Azul.

2ª edição do Eld4Kids