Balanço Eldorado 2016

(27/01/2017)

Um ano de conquistas e avanços

No último ano, além de trabalhar em novas tecnologias e projetos desafiadores, o Eldorado firmou grandes parcerias e foi reconhecido pelos principais rankings nacionais como uma das melhores empresas para trabalhar do país.

2016 marcou uma das maiores conquistas do Eldorado em seus últimos anos, com a inauguração do seu novo complexo laboratorial, situado na unidade de Campinas. Considerada inédita no Brasil, a nova área, de 1700 metros quadrados, tem permitido que o Instituto realize pesquisas em produtos de maior escala, como para indústria automobilística e de equipamentos médicos.

Na ampliação, um dos destaques é a câmara OTA (Over-the-Air), 100% anecoica, que permite o desenvolvimento e a modelagem de antenas e transceptores integrados, incluindo os dispositivos com tecnologias de vanguarda, como antenas especiais para IoT, chamadas “wearable textile antennas”. O equipamento, único na América Latina, é usado para desenvolver e validar sistemas de transmissão de sinais wireless. Outra novidade é a nova câmara semianecoica, três vezes maior do que a que o Instituto já possuía, utilizada na pesquisa e no desenvolvimento de dispositivos e equipamentos eletrônicos mais eficientes e seguros.

Além disso, ao longo do ano, outras diversas conquistas técnicas foram relevantes para o Instituto. Sempre olhando à frente e buscando novas áreas de atuação, em janeiro o Laboratório de Ensaios e Testes (LET) atualizou o seu escopo junto ao INMETRO e passou a realizar testes com foco no novo escopo do IPv6.

Também em busca de manter um crescimento, em março o Eldorado obteve o credenciamento para conduzir projetos de P&D junto à ANP. Com isso, o Instituto tornou-se apto a receber recursos provenientes da Cláusula de Investimento em P&D.

Em abril, a organização teve mais uma conquista: o credenciamento como Unidade EMBRAPII, sendo habilitado a desenvolver projetos nas áreas de Equipamentos para Internet e Computação Móvel. Em setembro, a primeira empreitada, fruto dessa parceira, teve início. O projeto é realizado com a empresa BrPhotonics, que desenvolve produtos de comunicação óptica para o mercado internacional.

Três meses mais tarde, o Eldorado e a CPFL finalizaram o projeto de Treinamento Virtual em Subestações de Energia Elétrica, após dois anos de pesquisa e desenvolvimento. A ferramenta foi concebida para treinamento e reciclagem dos eletricistas da empresa CPFL, com o objetivo de garantir mais segurança e eficácia.

Em outubro, o Eldorado, em parceria com o HC da Unicamp e a Intel, viabilizou a implantação, de uma solução de indoor location (localização interna) para profissionais que atuam no transporte intra-hospitalar de pacientes no Hospital das Clinicas da Unicamp. O projeto marca um esforço do Eldorado para entrar no mercado de saúde.

Projeto de Treinamento Virtual em Subestações de Energia Elétrica


Cultura de excelência é um dos diferenciais

O Eldorado está sempre se aperfeiçoando e aplicando as melhores práticas vigentes no mercado para impulsionar seu negócio. Nos últimos anos, diante de um amplo crescimento no âmbito nacional e internacional, o Instituto Eldorado voltou seus esforços para o aprimoramento de sua Governança Corporativa.

Outra área que possui uma estrutura sólida para condução de projetos de P&D é a de Governança de TI, que garante a execução de projetos complexos no Eldorado. Com cerca de 100 projetos em andamento e mais de 800 colaboradores, a área de TI do Instituto está em constante atividade para oferecer máxima segurança e eficiência aos parceiros e agilidade na resposta de chamados.

A auditoria externa, realizada anualmente, é uma das conquistas que evidência essa cultura de excelência. Pelo 16º ano consecutivo, o Instituto obteve aprovação sem ressalvas na auditoria contábil e fiscal, que examina sistematicamente as atividades desenvolvidas na administração financeira.

Todos os reconhecimentos conquistados, muitos deles aferidos anualmente, garantem a continuidade dos processos de aperfeiçoamento, mostrando o quanto o Instituto está comprometido com a manutenção dessa cultura e consolidação de seus métodos.

Ano é marcado por premiações

Marcando o início das premiações, em junho o Eldorado foi reconhecido pelo Prêmio Você S/A, pela 4º ano consecutivo, como uma das Melhores Empresas para Começar a Carreira. Ainda neste mês, a organização foi reconhecida pelo GPTW, pelo 6º ano consecutivo, como uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Centro-Oeste.

Em setembro, o Instituto conquistou o Anuário Telecom, que foca nos resultados financeiros das empresas brasileiras de telecomunicações.

No início de outubro, pelo 9º ano, o Eldorado conquistou o conceituado Prêmio Você S/A – As melhores Empresas para Você Trabalhar, que avalia as 150 melhores empresas para se trabalhar no país.

A instituição conquistou, ainda, em novembro, o Anuário Informática Hoje, classificando-se entre as 200 maiores empresas de TI do país. O Eldorado Porto Alegre foi reconhecido pelo GPTW, pela primeira vez, como uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Rio Grande do Sul.

Fechando o ano com chave de ouro nas premiações, pelo 11º ano consecutivo, o Eldorado esteve presente no ranking da GPTW das Melhores Empresas para Trabalhar em TI & Telecom.

Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar no Rio Grande do Sul