Eldorado Social

(08/08/2017)

Eldorado promove e engaja colaboradores em ações sociais

Projetos sociais compõem uma face importante do Instituto Eldorado. Essas iniciativas assinalam a relevância da responsabilidade social dentro da cultura da organização.

Nos últimos meses, o Instituto se engajou em importantes iniciativas sociais. Durante o mês de junho, nas três unidades do Eldorado, aconteceu a Campanha do Agasalho. Todas as doações foram destinadas a instituições próximas. Porto Alegre contribuiu com a Afaso – Associação Famílias em Solidariedade, Campinas com a Toca de Assis e Brasília com o Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes.

Além disso, por mais um ano, o Eldorado Campinas foi convidado pela Sodexo para participar da Servathon Sodexo, maratona mundial de voluntariado promovida pela empresa. Essa é uma das iniciativas do programa STOP Hunger, que busca contribuir na melhoria da qualidade de vida das pessoas por meio do combate à fome e à má nutrição. Em 2016, foram doadas 70 toneladas de alimentos para 92 ONGs, de diversas regiões do Brasil, assistindo cerca de 13.200 pessoas.

Neste ano, a unidade arrecadou 30kg de alimentos e as doações foram direcionadas para a Associação Anhumas Quero-Quero, da qual o Eldorado é parceiro há mais de 15 anos. Ainda em cooperação com a instituição, foram arrecadados alimentos para que eles realizassem uma Festa Julina, no dia 15 de julho. “Acreditamos na importância de envolver os colaboradores em ações sociais como um meio de incentivá-los em contribuir com o próximo e assim exercitar a compaixão e cidadania. Por essa razão, ao longo de todo ano, promovemos uma agenda completa, que abrange diferentes causas”, explica Malu Legaspe, Coordenadora de Comunicação do Eldorado.

No dia 29/7, o Eldorado promoveu uma edição especial da ação que até então era destinada somente aos filhos dos colaboradores, o Eld4Kids- Social. Foi um trabalho voluntário em parceria com o Instituto Canto de Luz, ONG localizada em Capão Redondo/SP.  Participaram da ação 29 crianças, com idades entre 11 e 14 anos. O roteiro das atividades foi desenvolvido em parceria com a ONG e, ao longo do dia, diversas atividades foram oferecidas aos visitantes, como palestras, tarefas lúdicas e dinâmicas tecnológicas. O objetivo dessa ação foi despertar, nessas crianças, sonhos e interesses, possibilitando novas visões e realidades. Na ocasião, os colaboradores atuaram como voluntários.

Já no dia a dia, os colaboradores podem continuar praticando a solidariedade por meio de um projeto implantado no 2º semestre de 2016. “Passamos a arrecadar um valor simbólico para as cópias particulares feitas em nossas impressoras. Foram colocadas caixas nas ilhas de impressão e, assim, os respectivos depósitos podem ser feitos. O colaborador faz o cálculo, deposita o valor dentro da caixa e anota os dados na planilha de controle ao lado. Após um período, parte da quantia arrecada é doada para uma instituição social”, explica Ricardo Marques, Gerente de TI do Eldorado. “Por mais simples que essa ação possa parecer, o interessante é que vem gerando ótimos resultados, desde um crescimento na conscientização ambiental, até o engajamento social”, finaliza Marques.

Até o fim do ano, mais duas ações sociais estão programadas: a Campanha de Arrecadação de Brinquedos e a de Natal.

Eld4Kids- Social