Novos negócios

(21/01/2017)

Eventos impulsionam negócios em 2016

Esses encontros são importantes por fomentarem a geração de novos negócios e a representação do Instituto no Sistema Nacional de Inovação (SNI).

Participar de associações e realizar eventos com visitas qualificadas dentro do Eldorado são algumas das ações estratégicas do Instituto para demonstrar seu potencial inovador e gerar novos negócios e parcerias.”Investimos constantemente na atualização de nossa infraestrutura. Inauguramos, em agosto, uma grande ampliação do nosso complexo de laboratórios. Além disso, as visitas de missões empresariais e os eventos de parceiros contribuem com o nosso esforço de prospectar uma base maior de clientes”, pontua Jaylton Ferreira, Superintendente do Eldorado.

No início de agosto, o Eldorado inaugurou seu novo complexo laboratorial, inédito no Brasil, situado na unidade de Campinas. Estiveram presentes convidados de empresas e entidades parceiras, como ABIMO, Abinne, Abipti, Embrapa, Embrapii e Fiesp. A nova área, de 1700 m2, passou a permitir que o Instituto realize pesquisas em produtos de maior escala, como para indústria automobilística e de equipamentos médicos.

Ainda em agosto, a unidade de Campinas recebeu a visita de cerca de 40 empresários e representantes de centros de pesquisa e associações empresariais. A missão foi parte do Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação, promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e pela Mobilização Empresarial pela Inovação, da Confederação Nacional da Indústria (MEI/CNI).

Para fechar o mês, o Eldorado recebeu o “Ideas For Milk – Desafio de Startups”, organizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e apoiado pelo Instituto. O evento é uma competição entre empreendedores que promove o fomento de novas startups ou startups em desenvolvimento, com foco em soluções para a cadeia produtiva do setor lácteo no Brasil.

Em setembro, o Eldorado recebeu os membros do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) para apresentar o convênio firmado entre as partes, visando à inovação e pesquisa. Neste mês, o Instituto recebeu, ainda, representantes de diversas empresas que compõem o grupo de P&D da American Chamber of Commerce for Brazil (AMCHAM). O objetivo do encontro foi apresentar o Instituto em dois pilares: o institucional e o técnico.

Em outubro, o Eldorado foi um dos institutos visitados no 1º Safári Tecnológico, que teve como objetivo apresentar os institutos de pesquisa da cidade para empresários e startups. Na ocasião, a organização foi reconhecida como retrato da evolução da vocação tecnológica de Campinas, devido ao seu grande crescimento e desenvolvimento nos últimos anos.

No dia 3 de dezembro, na sede da ThoughtWorks, em Porto Alegre, aconteceu o workshop Juntos na TI. O Instituto Eldorado foi uma das empresas realizadoras. O objetivo foi apresentar o universo da programação para pessoas com deficiência e incentivar o engajamento nessa área. No mesmo dia, o Eldorado Campinas recebeu em seu auditório o INTEROP ON THE ROAD. O evento promove encontros dentro de universidades para debater tecnologias Microsoft, favorecendo a disseminação dos novos procedimentos técnicos.

Inauguração da expansão laboratorial

Instituto também marca presença em alguns dos principais eventos de inovação país

Em julho, o Eldorado marcou presença na Eletrolar Show, evento de negócios dirigido à indústria e ao varejo de eletrodomésticos e eletroeletrônicos no Brasil, para promover e divulgar todo seu know-how na área de Ensaios e Testes.

No mês de outubro, o Eldorado esteve presente na 3ª edição do InovaCampinas – Fórum Regional de Inovação e Desenvolvimento Sustentado. O Instituto foi uma das instituições a se apresentar no primeiro dia, mostrando o projeto do Chip desenvolvido para TV Digital. Além disso, a organização tinha um stand no local, que contribuiu para expor todo o seu conhecimento e para networking.

Em novembro, o Eldorado foi um dos apoiadores do 5º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos. O evento abordou a temática “Convergência tecnológica no setor automotivo e os impactos em veículos elétricos e híbridos”.

Além disso, o Instituto procura manter relacionamentos estreitos com as principais organizações ligadas à Ciência e Tecnologia, portanto, três, dos sete executivos do Instituto, atuam nas principais entidades setoriais e de fomento do país. Essa é uma das formas de participar ativamente das principais decisões e discussões da área.

3ª edição do InovaCampinas