Oficina Context-Rich Systems

Oficina Context-Rich Systems entra em seu 2º ano com aplicação de suas tecnologias em projetos do Instituto

Em seu ciclo 2016, a Oficina Tecnológica Context-Rich Systems entra agora em uma fase de prototipagem e aplicação do que foi pesquisado e estudado no ciclo de 2015.

O Eldorado conduz o programa Oficinas Tecnológicas buscando viabilizar projetos em novos campos de atuação e incentivar o aprendizado organizacional. Essa ação envolve a comunidade do Instituto no mapeamento e no estudo de tecnologias que possam trazer benefícios tanto para a instituição quanto para seus parceiros.

Vigente desde 2015, a Oficina Tecnológica Context-Rich Systems conta com um grupo de aproximadamente dez colaboradores. Segundo o Gartner, a inteligência proporcionada pelos dispositivos móveis atuais, em conjunto com análise profunda dos dados e informações disponíveis, irá conduzir o desenvolvimento de sistemas que estarão atentos para o ambiente onde estão sendo utilizados, considerando todas as informações a sua volta.

E é justamente nessa área que a Oficina pretende atuar. Um dos principais objetivos no projeto é possibilitar que os sistemas computacionais possam compreender o contexto de uma solicitação de usuário e se auto ajustem, fornecendo uma resposta precisa, considerando o âmbito envolvido, como localização, tempo, conexões sociais, compromissos, hábitos, entre outros.

Até o final desse ciclo, será criado um aplicativo móvel (protótipo) que aplica um modelo de mapeamento comportamental real e usa dados locais para pré-processamento do comportamento humano através da aplicação de Analytics.  O principal objetivo dessa fase de protótipo é o desenvolvimento do modelo de reconhecimento de padrões de comportamento. Além disso, a equipe de criação do app também pretende ajustar a forma como a informação é entregue ao usuário, buscando maneiras mais inteligentes e simplificada.

Para matéria de estudo, o Instituto está desenvolvendo uma folha ponto inteligente, no formato de um aplicativo, que tem como objetivo entender o comportamento dos colaboradores no ambiente de trabalho, auxiliando-o no seu cotidiano, com notificações personalizadas e corretas, baseadas na identificação automática de seus hábitos. Por hora, a Oficina utiliza a rotina dos dez colaboradores envolvidos na Oficina como fonte de dados e, mais para frente, a ideia é validar com mais pessoas.

O “Context-Rich Systems” foi uma das 10 principais tendências tecnológicas apontadas pelo Gartner para 2015, já que tais sistemas serão capazes de responder de forma adequada para as diversas mudanças de contexto no dia-a-dia de uma pessoa moderna. Os resultados advindos da tecnologia, devem ser capazes de coletar dados gerais sobre o comportamento humano e gerar ações personalizadas, oferecendo uma experiência de uso singular.