Parcerias Motorola e Microsoft

(06/06/2017)

Parcerias impulsionam expansão da infraestrutura tecnológica do Instituto

Parcerias com Motorola e Microsoft trazem, respectivamente, o Imaging Lab e o Microsoft Innovation Center (MIC), novidades que ampliam o leque de atuação em P&D do Instituto.

No último dia 31/5, o em parceria com a Motorola, o Eldorado inaugurou uma ampliação do laboratório Imaging Lab, que conta com a mais completa infraestrutura dedicada a P&D em imagens digitais para câmeras de celulares do Hemisfério Sul. Esse laboratório trabalha com a análise objetiva e subjetiva de qualidade de imagem, testes de funcionalidade, gestão de qualidade das câmeras, calibração de cores e ruído, e busca de soluções inteligentes utilizando técnicas de visão computacional e machine learning.

No ano passado, o Eldorado já havia ampliado a sua estrutura laboratorial em 1700 m2, o que passou a permitir a realização de pesquisas em produtos de maior escala, como para indústria automobilística e de equipamentos médicos, por exemplo. “É uma alegria inaugurar a ampliação de mais um laboratório – o Imaging Lab. Queremos, com esses investimentos, tornar-nos um centro de convergência tecnológica, permitindo o desenvolvimento de inovações às quais o Brasil não tem acesso hoje”, conta Jaylton Ferreira, superintendente do Eldorado.

Laboratório Imaging Lab

Outra novidade apresentada no evento de comemoração de 18 anos do Instituto, fruto de uma longa parceria entre o Eldorado e a Microsoft, é que o Instituto passa a ser a sede do único Microsoft Innovation Center (MIC) do estado de São Paulo.

O MIC Campinas conta com uma área exclusiva, de 42 m2, área de coworking, além de compartilhar os mais de 1.500 m² do Eldorado. O espaço é ricamente equipado com dispositivos multimídia para áudio e videoconferência, Smart TVs, equipamentos modernos de projeção interativos e notebooks. Além disso, para dar suporte ao desenvolvimento e prototipagem, o MIC conta com kits de robótica, Surface Book, dispositivos Windows Phone, além de toda uma infraestrutura de equipamentos de foto e vídeo voltados à geração de conteúdos técnicos para a comunidade.

O ambiente comporta até 20 pesquisadores. Entretanto, o espaço conta com a solução Microsoft em Nuvem, o que permite a colaboração virtual e expande significativamente sua abrangência. Além de pesquisadores, o espaço receberá estudantes, empresas, empreendedores e startups.

“Para o Eldorado, ser um Innovation Center da Microsoft é de especial importância para promover o acesso à tecnologia de ponta, gerar inovação aplicada desde o início da carreira do jovem em uma universidade até sua caminhada rumo ao empreendedorismo e ao sucesso profissional”, conclui Jaylton.

 

O Eldorado passa a ser a sede do único Microsoft Innovation Center (MIC) do estado de São Paulo