Programa Juntos em Campinas

(20/07/2017)

No último dia 3/7, o Eldorado recebeu o Programa Juntos em Campinas, uma iniciativa que busca parcerias para a criação de plataformas de inovação que possam auxiliar as prefeituras na resolução de problemas, em especial, sobre questões de atendimento ao cidadão.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, Sr. André Von Zuben, destacou que a Prefeitura busca fazer parcerias para construir inovações em diferentes áreas. Em 2015, foi criado um Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e, a partir dele, um Plano Estratégico de 10 anos foi elaborado.

Na ocasião, o trabalho do Instituto foi apresentado e o Gerente Executivo de Pesquisa e Inovação, Arthur Catto, falou sobre as linhas de atuação do Eldorado, entre as quais a área de capacitação profissional, como a Oficina do Futuro PcD, o BEPiD, iniciativa que foca na formação de empreendedores, e sobre o projeto HACKATRUCK, um laboratório digital móvel que capacita estudantes em temas como Programação Swift para Plataforma iOS e empreendedorismo. Ainda na proposta da iniciativa, os participantes foram levados para conhecer as tecnologias e dependências do Eldorado.

Após o tour pelos ambientes do Instituto, outras instituições foram apresentadas por seus representantes. Elkin Echeverri apresentou a Ruta N, uma organização pública da Prefeitura que promove iniciativas econômicas que tragam benefícios para a sociedade a partir da tecnologia. Já Rodrigo Arboleda apresentou o Fastrack Institute, uma fundação sem fins lucrativos criada para gerar soluções para problemas sociais a partir de desenvolvimentos tecnológicos disruptivos.

Essa ação faz parte de uma iniciativa da Organização Comunitas, uma sociedade civil brasileira que tem como objetivo contribuir para o aprimoramento dos investimentos sociais corporativos e estimular a participação da iniciativa privada no desenvolvimento social e econômico do país. Estiveram presentes no evento José Roberto Marinho, Pedro Jereissati e Pedro Diniz, líderes da entidade, e Regina Esteves, Diretora Presidente da Comunitas.