UNICAMP E-Racing

(02/03/2017)

Cinco anos de sucesso e conquistas do carro elétrico UNICAMP E-Racing

A equipe UNICAMP E-Racing, composta por alunos dos cursos de graduação e pós-graduação das engenharias da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é responsável pelo carro elétrico tetracampeão na Fórmula Elétrico SAE Brasil e bicampeão na Formula SAE Electric West Lincoln-NE. Desde 2012, o projeto recebe apoio de patrocínio e de desenvolvimento do Eldorado. “O suporte do Eldorado é fundamental no sucesso dessa nossa empreitada, pois, desde o início, fomos apadrinhados pelo Instituto”, explica Caio Lang, graduando da Unicamp e participante do projeto.

Diferentemente de 2015, ano em que o carro perdeu sua invencibilidade, 2016 foi marcado pela recuperação e por conquistas da equipe. “Promovemos um trabalho de revisão de algumas direções e técnicas do grupo. Nosso objetivo foi adensar a consistência do time”, pontua Caio.

Em novembro de 2016, em uma competição que durou três dias no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), o carro foi campeão da Fórmula SAE Brasil na categoria ”Elétrico”, alcançando 907 dos 1000 pontos possíveis na avaliação. A competição contou com a participação de 45 equipes, dentre as 50 inscritas. O resultado garantiu uma vaga para a competição internacional de 2017, que acontecerá em Lincoln/EUA, entre os dias 21 e 24 de junho.

Os carros da competição seguem diversos padrões de exigência. Eles precisam ser tracionados por motores elétricos, alimentados a partir de baterias de até 600 volts, com autonomia de pelo menos 22 km, potência para atingir velocidade superior a 100 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 3.7s. Além disso, a recarga das baterias deve ser realizada em carga lenta, numa área com alto nível de segurança, em uma tomada trifásica especial de 220 volts.

“A evolução do carro aconteceu em cima do modelo inicial, criado em 2012. Somos uma equipe nova, de apenas cinco anos, mas os resultados conquistados até agora mostram nosso comprometimento e paixão pela modalidade. Além disso, a participação é uma ótima maneira de complementar e colocar em prática tudo o que aprendemos em sala de aula”, conta Lang.

Para Mauro Miyashiro, do Instituto Eldorado, “ser apoiador de um projeto como esse é motivo de muito orgulho. Essa é uma das maneiras de contribuirmos para a geração de mão de obra capacitada e inovadora”.

Parte da equipe UNICAMP E-Racing e o carro elétrico tetracampeão na Fórmula Elétrico SAE Brasil e bicampeão na Formula SAE Electric West Lincoln-NE.


Sobre a Fórmula SAE

A competição teve início nos Estados Unidos, em 1981, substituindo uma versão anterior chamada Mini-Indy. No Brasil, a 1ª edição da Fórmula SAE ocorreu no ano de 2004. A competição também acontece na Austrália, Itália, Inglaterra e Alemanha.

A iniciativa visa expandir o conhecimento técnico em motores 100% elétricos das futuras gerações de engenheiros, responsáveis pelas inovações na área. Durante os três dias de evento, os carros passam por provas estáticas e dinâmicas, que avaliam a performance de cada projeto na pista, assim como as apresentações técnicas das equipes, que incluem projeto, custo e uma apresentação de marketing.