ABNT 16.501

Em abril de 2012, o Eldorado foi a primeira organização no Brasil a receber a Declaração de Conformidade com os requisitos da norma técnica elaborada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece as Diretrizes para Sistemas de Gestão da Pesquisa, do Desenvolvimento e da Inovação (P,D&I). O Instituto conseguiu se adequar aos requisitos da norma, cuja sigla é ABNT NBR 16501, em tempo recorde, cerca de quatro meses, dado que o texto entrou em vigor em dezembro de 2011.

“Quando temos uma norma estabelecida há muito tempo, é possível desenhar seu processo para atendê-la. Não foi o que ocorreu com o Eldorado, porque nosso processo estava pronto, em funcionamento, e pudemos compará- lo a um padrão internacional, em um prazo bem curto de adaptação, servindo para nos mostrar que estamos no caminho correto”, destaca Arthur Catto, superintendente do Eldorado.

A norma ABNT NBR 16501 é aplicável a qualquer organização, independente do tipo, tamanho ou área de atuação. Ela utiliza os mesmos conceitos de sistemas de gestão de normas internacionais, como a ISO 9001, que estabelece um modelo de gestão de qualidade. O Instituto foi avaliado em 47 pontos, a exemplo de como faz seus estudos de tendências de tecnológicas, a gestão de portfólio de projetos, a gestão de patentes, os registros de hardware e software, como verifica a satisfação dos clientes e dos fornecedores, como contrata parceiros no desenvolvimento dos projetos, a capacitação dos funcionários, entre outros aspectos.

“A norma cria recomendações visando garantir o bom desenvolvimento de um projeto de P,D&I. Propõe uma metodologia assertiva para garantir os resultados almejados”, explica Paulo Roberto Santos Ivo, gerente de Desenvolvimento de Negócios e Relações Institucionais do Eldorado. “Essa norma não é certificadora, não obriga a nada, mas diz o que convém fazer, tenta criar um padrão de recomendações para as organizações terem sucesso no desenvolvimento de projetos”, acrescenta.

A empresa suíça SGS auditou o Eldorado. A SGS é a maior organização do mundo, com tradição em auditorias, certificações, testes e inspeção, e está presente no Brasil há mais de 70 anos. “O tempo entre a nossa proposta para auditar o Eldorado e a passagem da avaliação e resultado é a prova de que o Instituto está fazendo as coisas alinhadas à imagem de excelência em gestão em P,D&I”, destaca Rosemary Vianna, diretora da SGS, na entrega oficial da Declaração de Conformidade ao Instituto, no dia 11 de abril.