A Internet das Coisas já faz parte do presente. Dispositivos com autonomia e inteligência interagindo com outros dispositivos, pessoas e sistemas – com objetivo de gerar valor para uma empresa ou processo – é algo que veremos com cada vez mais frequência. Dentre estas tecnologias, algumas das mais úteis são o LoRa e o ESP32, que se destacam em termos de processamento, conectividade e versatilidade para dispositivos.

Já ouvi falar de LoRa, mas para que serve?

LoRa é uma tecnologia de rádio que, em suma, permite estabelecer comunicação entre dois ou mais dispositivos distantes por alguns quilômetros, utilizando para isso pouquíssima energia elétrica. 

É muito utilizada para fazer com que dispositivos que estão em zona sem cobertura de internet (ou que não possuam recursos de hardware para se conectar à internet) consigam enviar e receber dados. Isso é feito da seguinte forma:

  • Os dispositivos com LoRa enviam dados a uma central que possui conectividade tanto com o LoRa, como com a internet. Essa central é chamada de gateway.
  • O gateway, por sua vez, envia tais dados aos serviços/plataforma IoT, por meio da internet. Dessa forma, os dados dos dispositivos, vitais aos sistemas IoT relacionados, chegam ao seu destino.

Da mesma forma, informações disponíveis na internet, que precisam ser repassadas aos dispositivos, são enviadas aos mesmos pelo gateway.

Veja a figura abaixo:

Figura 1 – exemplo de uso do LoRa

Logo, o LoRa é utilizado como uma espécie de tecnologia integradora de dispositivos (sem acesso à internet) a serviços/plataformas IoT.

E o ESP32, o que ele oferece?

O ESP32, SoC (System-on-Chip), do fabricante Espressif Systems, oferece muitos recursos para projetos em Internet das Coisas no que diz respeito à conectividade, processamento,  e memórias, sendo, portanto, uma solução completa para dispositivos de projetos na área. Tudo isso em um único chip ou módulo, o que torna o tamanho físico de um projeto muito reduzido.

Para quem se interessa em aprender tanto o LoRa, como o ESP32, uma dica é o livro Projetos com ESP32 e LoRa, escrito por Pedro Bertoleti e publicado pela editora NCB. Com o objetivo de mostrar aos mais iniciantes como as tecnologias funcionam na prática, a publicação traz uma abordagem mão na massa e os ensina como aplicá-las em projetos reais.

Assim, além de aprender os fundamentos, o leitor é capaz de fazer seus próprios projetos, utilizando como base os exemplos apresentados no livro.

Qual o conteúdo do livro?

O livro é dividido em oito capítulos, sendo:

  • Capítulos 1, 2 e 3: definem LoRa e ESP32, além de mostrar do que é composto o WiFi LoRa 32(V2), módulo utilizado como base para os projetos. Esses capítulos formam uma base teórica fundamental para total compreensão das páginas seguintes. 
  • Capítulos 4, 5, 6, 7 e 8: há um foco mais prático, com exemplo de projetos completos, com circuito esquemático e códigos-fonte. Os esquemas são variados, indo desde propostas com aplicações reais até o projeto de um gadget inspirado na série americana Stranger Things.

Todos os códigos-fonte estão disponibilizados gratuitamente ao leitor em um repositório Github do livre. Assim, ele possa baixar, modificar e utilizar os códigos-fonte como base para seus próprios projetos.

Como adquiri-lo?

Se você se interessou pelo livro e deseja adquiri-lo, clique aqui e veja as opções de compra nas principais lojas on-line. A publicação está disponível nos formatos físico e eletrônico (e-book).