Internet das Coisas

Um maker é, essencialmente, alguém com paixão por fazer acontecer. Não importa a área – desde trabalhos manuais até projetos em eletrônica e computação – se alguém gosta de colocar a mão na massa e aprender a fazer coisas novas, essa pessoa é um maker.

Com a crescente facilidade em se acessar a Internet através de dispositivos embarcados cada vez mais baratos, a Internet das Coisas tomou grandes proporções e está mudando a forma como alguns negócios e operações funcionam. Isso atraiu os makers, sedentos por conhecimento e cheios de vontade de aprender mais sobre o assunto e de fazer projetos em IoT.

Este artigo mostra informações de um livro que pode ajudar muito neste processo de aprendizado, o Manual Maker – primeiros passos em Internet das Coisas.

Visão geral

O livro é como um guia, ensinando, do zero, os fundamentos para se fazer projetos em IoT. Ele visa suprir as necessidades técnicas do público que deseja ser maker na área, mas que precisa de um guia sobre o que e como fazer. Em suma, é um livro que “pega na mão” do maker e o leva do absoluto zero conhecimento em Internet das Coisas até um patamar com base sólida no assunto.

Conteúdo

O maker aprenderá no livro quais são as principais tecnologias da área, os principais sensores utilizados e, ainda, entenderá como utilizar as plataformas de desenvolvimento ESP32 e Raspberry Pi 3B para fazer seus primeiros projetos.

Ao final, o leitor será capaz de elaborar seus próprios projetos em Internet das Coisas, de forma consciente e produtiva. O livro é dividido em 14 capítulos, sendo eles contextualizados em:

  • Capítulos 1 ao 7:  nesses capítulos são abordas as plataformas de desenvolvimento utilizadas, linguagens de programação interessantes de se aprender para a área, o que é e como utilizar o OpenCV (framework para trabalhar com imagens e vídeo), quais são as principais plataformas IoT do mercado atualmente, o que é e como utilizar na prática o ESP32 e a Raspberry Pi 3B  e, por fim, o que é o MQTT e porque ele é tão importante para Internet das Coisas.

 

  • Capítulos 8 e 9: aqui é onde se coloca a mão na massa pela primeira vez no livro. Nesses capítulos, serão feitos os primeiros projetos e experimentos em Internet das Coisas, explorando plataformas de desenvolvimento, como o ESP32 e a Raspberry Pi 3B. 

 

  • Capítulo 10: são abordados os principais sensores utilizados no mundo maker em IoT. Esse capítulo é de suma importância na atividade maker, pois por meio do conhecimento aqui aprendido é possível escolher sabiamente quais sensores utilizar em um projeto da área.

 

  • Capítulos 11 ao 14: por fim, há quatro projetos para colocar em prática os conhecimentos adquiridos em Internet das Coisas. A partir deles, obtém-se sólida base para começar a criar e trabalhar em projetos próprios / de criação própria, seja usando como plataforma de desenvolvimento o ESP32 ou Raspberry Pi 3B.

Links para compra Manual Maker – primeiros passos em Internet das Coisas

O livro pode ser adquirido nos seguintes links:

Mais informações

Para mais informações sobre o livro, acesse o site: http://pedrobertoleti.com.br/index.php/2020/07/16/livro-maker-internet-das-coisas/

Vídeo

O vídeo abaixo fala sobre o livro em detalhes. Confira: