ELDORADO recebe evento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para o lançamento da Chamada Pública de Apoio a Centros de Inovação - Instituto Eldorado
23 de Dezembro de 2021

ELDORADO recebe evento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para o lançamento da Chamada Pública de Apoio a Centros de Inovação

Na manhã do dia 20/12, a sede do ELDORADO, em Campinas (SP), abriu suas portas para receber o evento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) com a presença do ministro astronauta Marcos Pontes, para o lançamento inédito da Chamada Pública de R$50 milhões para o desenvolvimento de centros de inovações no país.

Os recursos divulgados na cerimônia são do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) para serem repassados aos centros de inovação por meio da Financiadora de Estudo e Projetos (Finep) e serão viabilizados através de um “hub” local para interligar o ecossistema no Brasil, com o apoio de pesquisas e desenvolvimento.

“Vivemos uma nova era: a Era Exponencial, com mudanças tecnológicas cada vez mais rápidas e de menor custo, trazendo impactos de escala, novos usos e novos modelos de negócio, criando a necessidade de adaptações muito rápidas da sociedade. Neste contexto, é fundamental o Brasil estar preparado para as diversas ondas de transformação que passarão pela nossa sociedade, com políticas em Ciência, Tecnologia e Inovação que permitam vantagem competitiva para o pais”, apontou Roberto Soboll, presidente do Instituto de Pesquisas ELDORADO, na cerimônia em Campinas (SP).

Ainda sobre esse cenário, o ministro Marcos Pontes, em discurso, ressaltou a importância desse segmento para outros setores: “A Ciência, Tecnologia e Inovações é central. Se a gente tiver um país com Ciência, Tecnologia e Inovações funcionando bem, todos os outros setores funcionam bem também.”

A apresentação aconteceu no auditório central do Instituto de Pesquisas ELDORADO e teve a participação de aproximadamente 80 pessoas, entre elas representantes de empresas do setor, imprensa e comitê ministerial.

A visita também incluiu uma passagem pelo sistema laboratorial do ELDORADO, que contempla uma infraestrutura de constante modernização com instalações projetadas para garantir a segurança e confidencialidade dos mais de 2000 produtos testados por ano. Inclusive, esse foi um dos motivos que incentivou o ministro Pontes a realizar a Chamada Pública na instituição, como foi destacado em seu discurso: “Porque eu quis fazer aqui no ELDORADO? Porque eu vejo aqui um exemplo de coisa que dá certo. O evento que eu vim fazer aqui em 2019, fiquei com aquela ideia na cabeça de que esse é um lugar que dá certo.”

Cadastre-se em nossa newsletter

Created By Avanti