blockchain

Blockchain – Nos últimos tempos, a tecnologia passou a ter um papel fundamental em nossas vidas, mudando desde a forma como nos comunicamos até como nos conectamos com o mundo. Esse avanço tecnológico também influenciou a economia e o desenvolvimento industrial de diversos setores, já que além de gerar novas oportunidades, também eleva o nível de eficiência e segurança dos negócios. Algumas tendências foram criadas para servirem de engrenagem para essas e outras transformações tecnológicas.

É o caso da blockchain, um banco de dados descentralizado em que se gera, armazena e envia transações em uma única rede. Assim, milhares de pessoas podem registrar dados, desde que sigam algumas regras, e outras milhares de pessoas podem vê-los, quando inscritos, e verificar se esses estão de acordo com as regras do protocolo. Tudo isso sem possibilidade de violação.

Imagine que uma pessoa realize uma transação criando um bloco, o qual é verificado por milhares de computadores ao mesmo tempo. Feita a verificação, ele é adicionado à corrente, gerando não apenas um único registro, mas um histórico dele. Ou seja, é o método ideal para se conseguir ter um conjunto imutável de todas as informações e transações, praticamente imunes a qualquer tipo de fraude, visto que, para falsificar um simples dado, seria preciso editá-lo em milhões de computadores ao redor do mundo, simultaneamente, o que é virtualmente impossível.

As vantagens da blockchain em cinco pilares: 

  • Transparência dos dados;
  • Natureza descentralizada;
  • Possibilidade de construção de modelos de negócio totalmente inovadores, seguros e, ainda sim, muito eficientes;
  • Serviço externo dispensável, devido às notificações em tempo real;
  • Transações com menor custo.

Essas características popularizaram a blockchain, transformando-a em um modelo atrativo em diversos tipos de operações do nosso cotidiano, que envolvem imutabilidade e registro histórico de dados, requisições simultâneas e auditoria. Confira os setores em que a blockchain é mais utilizado:

blockchain

Desafios em implantar uma solução blockchain

Em termos de ambiente, a solução enfrenta alguns desafios na implantação, pois para hospedá-la é necessário um projeto de dimensionamento de infraestrutura. As aplicações devem ser via smart contracts ou outra linguagem e os procedimentos de deploy precisam ser automatizados. Já nos termos de desenvolvimento, há diversas bases de código em linguagens diferentes.

Ferramentas mais usadas para a implantação

Entre as ferramentas disponíveis atualmente estão o Geth, Parity e Quorum (que utilizam a tecnologia Ethereum), o Hyperledger (que possui todo um ecossistema de soluções em seu “guarda-chuva”), além dos mais recentes Tendermint e Cosmos. Os critérios para a decisão das ferramentas usadas baseiam-se na confiabilidade, estabilidade e disponibilidade da tecnologia. 

O Instituto ELDORADO tem ajudado seus clientes na construção de modelos em que a blockchain pode fazer a diferença nas experiências de negócios, produtos e serviços. Trabalhamos por meio do envolvimento de nossos consultores e suas equipes com os clientes e desenvolvemos relatórios de recomendações, apresentação de cases e pesquisas.