saúde 4.0

Saúde 4.0 – Cada vez mais, as inovações tecnológicas estão transformando a vida das pessoas, mudando o mercado, a indústria, nossos hábitos e costumes.  Com o setor da saúde não é diferente: é por meio dos avanços tecnológicos que os processos se tornam mais eficientes, garantindo mais segurança e transparência entre os sistemas, além de reduzir fraudes, custo, e melhorar a gestão de recursos materiais de clínicas e hospitais. 

As inovações não param por aí! Elas também atuam em processos que colaboram para o fomento de novos tratamentos, oferecem resultados mais precisos e aumentam a produtividade da equipe, fornecendo desde o monitoramento do paciente, até o conforto para os profissionais de saúde.

Desafios e inovações na Saúde 4.0

A Saúde 4.0 envolve tudo o que diz respeito à digitalização, automatização e transformações tecnológicas no âmbito da saúde, bem como a utilização de máquinas interconectadas, inteligência artificial, robôs, entre outras tecnologias.

O Instituto ELDORADO desenvolve e aplica diversos recursos envolvendo a tecnologia, que trabalham em prol da saúde e do bem-estar dos indivíduos e promovem soluções inovadoras nesse segmento. Confira:

Equipamentos Médicos

Nossa equipe multidisciplinar formada por colaboradores das áreas de microeletrônica, firmware, modelagem, normas e processos atua em projetos de novas tecnologias na área médica, inclusive com processo de desenvolvimento compatível com a NBR ISO 13485. Um dos cases de destaque do segmento é o Projeto Marcapasso, que já teve sua primeira etapa concluída, com demonstração do protótipo inicial.  

E-saúde

Também possuímos conhecimento e experiência em sistemas embarcados e mobilidade nesse setor, oferecendo o que existe de melhor no mercado para o desenvolvimento de aplicativos e plataformas que usam a tecnologia para realizar o atendimento, exames, diagnóstico e as demais etapas da prestação de serviços médicos.

Blockchain

Um dos principais desafios gerados pela inovação tecnológica e a imensa troca de informações que ela proporciona é a questão da segurança e privacidade dos dados de pacientes. Sem uma solução adequada, os profissionais dependem muito de tentativa e erro, e isso também não garante a segurança de todas as suas plataformas, incluindo a integridade dos dados. A Blockchain é uma das soluções que oferece uma maior interoperabilidade, reduzindo a fragmentação e dispersão das informações médicas, para os sistemas de informação e mantendo um registro confiável de todo o histórico de transações de uma rede.

Desenvolvimento de soluções blockchain

Diante desse fenômeno, é necessário começar a se preparar, se adaptar a esse novo momento do setor e a enfrentar os desafios que estão por vir. Por isso, o Instituto ELDORADO tem desenvolvido, há mais de 3 anos, pesquisas aplicadas em diversas áreas e ajudado seus clientes na construção de modelos de blockchain.

Veja neste artigo como a solução blockchain pode ajudar a empoderar pacientes no segmento da saúde. 

Quer saber mais como podemos ajudar sua empresa? Entre em contato conosco!