Ensaios de Compatibilidade Eletromagnética

O aumento da oferta e da diversidade de equipamentos eletroeletrônicos lançados ano a ano reafirmam a necessidade da realização de ensaios que demonstrem se os produtos estão ou não em conformidade com as regulamentações na área de Ensaios de Compatibilidade Eletromagnética. 

O objetivo destes ensaios é garantir que um dispositivo, equipamento ou sistema funcione de acordo com as suas características operacionais, em seu ambiente eletromagnético, sem impor perturbações intoleráveis aos demais equipamentos, dispositivos ou sistemas que compartilham o mesmo ambiente.

Testes Ensaios de Compatibilidade Eletromagnética no setor automotivo

Os Ensaios de Compatibilidade Eletromagnética (EMC) aplicados na área automotiva adotam um processo diferente dos equipamentos eletroeletrônicos em geral, como os equipamentos eletromédicos, que possuem um órgão regulador que define as normas aplicadas, bem como todo o mecanismo de avaliação da conformidade.

No setor automotivo são aplicadas normas internacionais, porém os limites e níveis de aplicação são definidos pela montadora e não há um mecanismo de avaliação da conformidade por um órgão regulador, ou seja, o fluxo do processo é feito pelas montadoras. 

Figura 1 – Processo de Ensaio de EMC

Como podemos ver na imagem acima, as Auto Partes entram em contato com os laboratórios de EMC e esses realizam os ensaios conforme definido pelos regulamentos das montadoras. 

As normas básicas do setor automotivo pertencem às organizações IEC (International Electrotechnical Commission), SAE (Society of Automotive Engineers International) e ISO (International Organization for Standardization) e são divididas em dois segmentos – componentes e veículos – conforme ilustram as imagens abaixo. 

Ensaios de Compatibilidade Eletromagnética

 

Ensaios de Compatibilidade Eletromagnética

É importante destacar a preocupação das montadoras com os aspectos de EMC. Como pode ser visualizado na imagem abaixo, há uma grande quantidade de componentes eletrônicos nos veículos. Além disso, falhas em relação às perturbações eletromagnéticas não são permitidas, principalmente quando se tratam de veículos autônomos, em que uma erro pode ser mortal.

Assim, podemos perceber o quanto a infraestrutura laboratorial de EMC é um ponto importante para suprir o setor automotivo no Brasil.  No ELDORADO, contamos com laboratórios para atender aos ensaios de compatibilidade eletromagnética, que podem ser utilizados tanto para certificação, quanto para o desenvolvimento de produtos. Nossa infraestrutura é composta por duas câmaras semi-anecoicas de 3 e 10 metros. 

Quer saber sobre nossos testes e ensaios? Visite nossa página e entre em contato conosco: https://www.eldorado.org.br/laboratorios/area-atuacao/emc/