Os sistemas de comunicação veicular V2V (vehicles to vehicles) são redes nas quais veículos e unidades de infra nas estradas são os nós de comunicação, fornecendo informações como avisos de segurança e informações de tráfego. As principais motivações dos sistemas de comunicação veicular são a segurança e a diminuição do custo humano e material das colisões de tráfego. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os acidentes viários causam anualmente cerca de 1,2 milhão de mortes no mundo. Além disso 50 milhões de pessoas são feridas em acidentes de trânsito.

Se medidas preventivas não forem tomadas, as mortes nas estradas provavelmente serão a terceira principal causa de morte em 2020,saindo apenas do nono lugar em 1990. Um estudo da American Automobile Association (AAA) concluiu que os acidentes de carro custam aos Estados Unidos US$ 300 bilhões por ano. Em todo o mundo são US$ 518 bilhões por ano.

A nova tecnologia C-V2X (cellular vehicle to everything) permite que veículos equipados se comuniquem com outros dispositivos ao seu redor – aqueles transportados por pedestres, outros veículos ou dispositivos incorporados em sistemas de tráfego rodoviário – utilizando comunicação celular. C-V2X promete fazer estradas mais seguras para todos os usuários e mais conveniente para os motoristas, permitindo ampla gama de novas aplicações de segurança, informação e entretenimento.

O líder de projetos do Instituto ELDORADO José Antonio Mechaileh elaborou um paper sobre cellular V2X. No material, você encontrará os casos em que a tecnologia é utilizada, as etapas de seu desenvolvimento e os chipsets disponíveis no mercado. Para acessar, clique aqui.