6 dicas para conseguir o estágio dos sonhos - Instituto Eldorado
4 de agosto, 2021

6 dicas para conseguir o estágio dos sonhos

Pâmela

Pâmela Oliveira

Estagiária de Recrutamento e Seleção no Instituto ELDORADO

Autor

Chegou a hora de buscar um estágio para ingressar no mercado de trabalho, mas não sabe por onde começar? Hoje, eu vou te dar 6 dicas de como mandar bem na hora de conquistar aquela tão sonhada vaga de estágio!

1. Mapeie empresas que você se identifica

Às vezes pode parecer mais fácil se inscrever em toda oportunidade que aparecer, mas antes de se candidatar para a vaga, pergunte-se: eu me daria bem nessa empresa? Que tal pesquisar qual é a cultura, os valores e a missão da empresa para ver se você se identifica? Tenha em mente que um processo seletivo é uma via de mão dupla e que você também pode avaliar a empresa.

“Seja o protagonista da sua carreira!”

Durante um tempo na minha procura por um estágio, precisei rejeitar algumas oportunidades que apareceram por saber que a longo prazo não seria o melhor para mim. Não foi fácil esperar, mas hoje agradeço por ter feito isso e agora estar em uma empresa que acredita no meu potencial e me traz um aprendizado incrível. Vai por mim, você vai encontrar uma oportunidade que combina com você! Quando você faz a seleção da empresa ideal para os seus objetivos, a chance do match acontecer e você receber a aprovação, é muito maior!

2. Pratique o autoconhecimento

Saiba o que você gosta de fazer e quais são seus hobbies. Se pergunte: qual é a área que eu gostaria de seguir e o que me completa? Está tudo bem se você não tem 100% de certeza ainda sobre exatamente o que você quer. O essencial é saber, ao menos, de uma forma geral, quais são as áreas com as quais você mais se identifica. Pense que o estágio é uma porta de entrada para uma carreira incrível que você irá construir. Começar essa caminhada já se autoconhecendo e sabendo o que você quer, vai te ajudar muito! Mas como eu posso descobrir isso, tão cedo? Vou te ajudar a encontrar a resposta com a terceira dica.

3. Aventure-se

Sabe aquela palestra da faculdade? Ou aquele projeto que seu professor comentou na sala de aula? Se aventure! Além de agregar um valor imenso para seu currículo, as atividades extracurriculares vão te ajudar a se encontrar na vida profissional. Os cursinhos online também são uma grande aposta. Hoje, já existem diversas possibilidades para você praticar e aprender!(Ah, a internet <3).

Quando os recrutadores veem que você tem um curso que combina com o que estão buscando, seu currículo se destaca. Mesmo que o curso seja de curta duração, isso demonstra que você está buscando conhecimento constante, além de mostrar as áreas e tecnologias com as quais você mais se identifica.

Alerta de dica extra!

Algumas plataformas oferecem cursos online, sendo que alguns são gratuitos. Se você quer desenvolver seus conhecimentos, você precisa conhecê-las. Confira uma lista com as mais legais:

Aproveite para conhecer também as plataformas de instituições de ensino, como a USP, a FGV e diversas outras.

4. Seu currículo é sua vitrine

Quem nunca passou em frente de uma loja e sentiu vontade de conhecer mais por conta do conteúdo exposto? Ou clicou em um anúncio em algum site? Pois é! No mundo corporativo seu currículo é o que vai fazer o recrutador querer conhecer mais sobre você. Monte ele com tudo o que você quer apresentar! Se você ainda não tem experiência, coloque um resumo de algum projeto que participou ou até mesmo de conhecimentos adquiridos durante a graduação ou através de cursos. Aqui podemos destacar a importância da dica 3!

Evite colocar no currículo, informações pessoais, como CPF, RG ou o número do seu endereço. Além disso, também não coloque seus pontos negativos ou informações com excesso de detalhes ou irrelevantes. Deixe para contar os detalhes durante a entrevista.

5. Use o LinkedIn

O LinkedIn tem sido uma das principais ferramentas de busca de candidatos, por isso, é importante você sempre deixar o seu perfil atualizado e ativar as notificações para não perder nenhuma mensagem. É importante colocar o seu telefone e e-mail para que os recrutadores possam entrar em contato com você mais rapidamente.

Use e aproveite o LinkedIn! Crie conexões, preencha suas competências, quais linguagens de tecnologia você tem domínio e quais idiomas você fala. O perfil do LinkedIn é o seu currículo online. Ou seja, é mais uma maneira de construir a sua vitrine.

6. Treine para a entrevista

É normal se sentir nervoso em uma entrevista. Acontece! E saiba que os recrutadores levam em conta o seu nervosismo. Quando você treina para a entrevista, a sua confiança aumenta e o nervosismo diminui.

Pesquise sobre a empresa, reflita em como você contaria um pouco sobre você e sobre suas experiências. Encare como uma conversa para vocês se conhecerem e ver se o sonhado match vai acontecer.

Treine suas falas e organize o que você gostaria de compartilhar com o recrutador, para demonstrar clareza no momento da fala. Se quiser citar alguma situação que aconteceu com você que não foi legal, não cite nomes de empresas ou de colegas. Conte o fato e compartilhe o que você aprendeu ou como você superou a situação. Transforme as experiências em uma forma de demonstrar seu crescimento.

Seja sincero! Os recrutadores sabem que ninguém é perfeito. O que vale é você estar buscando evolução! Se você não sabe algo em que você precisa melhorar, como irá evoluir? O mais importante é ser você mesmo, assim o recrutador irá conseguir te avaliar da melhor forma.

Para finalizar gostaria de deixar uma mensagem que uma pessoa especial um dia falou para mim e que me ajudou muito, quando eu encarava as dificuldades da busca pelo estágio dos sonhos.

“Infelizmente na vida iremos receber mais “não(s)” do que “sim(s)”. Mas é o que você faz com os “sim(s)” da vida, que te fará uma pessoa especial”. – Cátia Bech

Eu espero que essas dicas te ajudem a encontrar o seu tão esperado sim! E que quando a oportunidade aparecer, você aproveite a caminhada incrível e cheia de aprendizados.

Boa sorte!

Cadastre-se em nossa newsletter

Created By Avanti