EMBRAPIIInstituto ELDORADO de Pesquisas – Unidade EMBRAPII

O Instituto de Pesquisas ELDORADO é credenciado como unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), apto a desenvolver projetos de inovação industrial em diversas áreas: equipamentos para internet, computação móvel e IoT; Dispositivos semicondutores; Equipamentos e soluções para a saúde; Soluções cognitivas de software; Soluções para indústria 4.0, entre outros.

A Unidade EMBRAPII (UE) ELDORADO é responsável pelo desenvolvimento de novos produtos e soluções de software, por meio de tecnologias avançadas nas áreas de eletrônica embarcada, redes digitais para comunicação móvel, processamento digital de sinais, conversores eletrônicos e sistemas avançados de controle e teste.

Dentre as tecnologias de software, é possível citar IA, machine learning, big data, analytics, blockchain, visual computing, imaging, realidade virtual e aumentada, comandos de voz, entre outros.

A UE ELDORADO tem ao seu dispor toda a infraestrutura laboratorial do Instituto ELDORADO, umas das maiores da América Latina para testes elétricos, eletrônicos e telecomunicações.

Área de competência

A área de competência da Unidade ELDORADO EMBRAPII envolve o desenvolvimento de hardware e software para produtos, tais como equipamentos médicos, sistemas e centrais automotivas, energia e O&G para aplicação em variados segmentos como: eletrônica e microeletrônica, Telecom, TI, automotivo, energia, oil&gas, agro e saúde, dentre outros.

Além disso, a unidade também visa desenvolver sistemas e equipamentos inovadores que possam potencializar os benefícios dessas tecnologias na vida das pessoas, para o uso racional de recursos naturais e melhora dos indicadores de produtividade.

Neste aspecto, o Instituto vem se destacando não só pelo domínio do desenvolvimento integrado de equipamentos eletrônicos e pelo design de microeletrônica, mas também com diversas tecnologias de software avançado, associando, assim, todas as competências essenciais para a evolução tecnológica dos segmentos atuados.

Sobre a EMBRAPII

A EMBRAPII é uma instituição privada sem fins lucrativos qualificada como Organização Social pelo Poder Público Federal desde setembro de 2013.

Sua atuação institucional é orientada pelos objetivos fixados em seu Contrato de Gestão, firmado com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC), o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Saúde (MS) – órgãos federais que compartilham a responsabilidade por seus recursos.

Atualmente, em função dos resultados positivos obtidos, outros mecanismos como a PPI de IoT e o Programa ROTA 2030 são geridos pela EMBRAPII. A instituição tem como foco o atendimento das demandas empresariais por inovação, atuando por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, credenciadas por rigoroso processo seletivo.

Ao apoiar projetos de inovação mais arrojados por meio do compartilhamento financeiro de riscos, a EMBRAPII estimula o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica.

Assim, por meio de suas Unidades, com reconhecida competência e experiência comprovada junto aos setores industriais, a EMBRAPII contribui para o desenvolvimento da inovação na indústria brasileira obtendo reconhecimento na obtenção de resultados com agilidade, eficiência e qualidade.