(18/1/2015)
Um ano de grandes projetos e inovação
Em 2015, o Eldorado pôde trabalhar em novas tecnologias e projetos desafiadores. Além disso, foi inaugurado o laboratório itinerante HACKATRUCK, que está rodando o Brasil para capacitar estudantes em iOS.
Com busca constante pela excelência na entrega e pela diversificação de seus negócios, o Eldorado ampliou a sua atuação na entrega para além do desenvolvimento de software e capacitação. Hoje, a organização conta com um dos maiores laboratórios de ensaios e testes de dispositivos eletrônicos do país, estruturou um centro de projetos de microeletrônica e avançou em novas áreas, como P&D no setor elétrico.
Logo no começo do ano, poucos meses depois de firmar uma parceria com a Microsoft, os resultados já eram promissores para ambas as instituições e o projeto permitia uma grande interação entre as equipes das duas instituições. Material e Conteúdo sobre UX (User Experience), Palestras sobre Infrastructure as a Service (IaaS), Platform as a Service (Paas) e desenvolvimento de aplicativo com o uso da tecnologia Universal Apps eram alguns dos projetos que estavam realizando na época.
Laboratório itinerante HACKATRUCK
Juntamente com a CPFL, o Instituto tem um projeto para o desenvolvimento de um ambiente de realidade virtual imersivo. Com os óculos de realidade virtual, é possível recriar ao máximo a sensação de realidade dentro de uma subestação. Mais do que uma experiência real, a expectativa da CPFL é aprimorar a forma de capacitação já existente e oferecer ainda mais segurança em manobras de manutenção e de emergência aos seus profissionais. A previsão de entrega do projeto é março agora.
Um passo importante no ano que se passou foi a participação em grandes feiras na área de eletrônicos e energia. Dessa forma, o instituto pôde expor todo o seu know-how na área de testes e ensaios, e fomentar os laços e ampliar suas oportunidades no setor elétrico. O Eldorado contou com um estande na Eletrolar Show, evento de negócios dirigido à indústria e varejo de eletrodomésticos no Brasil, e esteve presente no CITENEL, maior evento de energia do país.
O Projeto Analytics, realizado em parceria com a Motorola e a PUC-RS, é focado em Analytics, Big Data e BI. Trabalhando juntas, as instituições esperam acelerar o ciclo entre pesquisa, desenvolvimento e produção de produtos.
A parceria com a CPFL rendeu outro excelente projeto e desenvolvimento: um aferidor para medidores de energia. O Instituto desenvolveu um sistema automático e não intrusivo de avaliação de medidores no campo. Os primeiros resultados obtidos foram extremamente satisfatórios, com redução de 60% do tempo no processo e de cinco vezes os erros.
A IBM e a Flextronics, em parceria com o Eldorado e em colaboração com a Apple, lançaram, em outubro, o HACKATRUCK, ambicioso projeto na área de educação. O laboratório itinerante tem por objetivo capacitar estudantes de instituições de Ensino Superior de Tecnologia da Informação em programação SWIFT para plataforma iOS.
O Miletus, fruto de uma parceria entre o Instituto, a Motorola e a Unicamp, é outro projeto de destaque. O programa visa criar um ecossistema de inovação eficaz, com o alinhamento e troca de conhecimento entre ICT, indústria e universidade. A ligação entre os três elos funciona como um funil. A Unicamp irá produzir conhecimento, o Eldorado será encarregado de criar provas de conceito e protótipos, e a Motorola fará a avaliação do que foi alcançado e sua permeabilidade nos produtos e mercado.
“Essas são apenas algumas das conquistas técnicas de 2015, que teve um saldo muito positivo. Agora, é continuar trabalhando para que possamos continuar crescendo e evoluindo nos projetos e áreas de atuação”, encerra Jaylton Ferreira, superintendente do Eldorado.
This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.