Cultura da qualidade - Instituto Eldorado
16 de Junho de 2016

Cultura da qualidade

(16/06)

Cultura da qualidade é base para reconhecimentos e projetos

Todos os reconhecimentos conquistados, muitos deles aferidos anualmente, garantem a continuidade dos processos de aperfeiçoamento, mostrando o quanto o Instituto está comprometido com a manutenção dessa cultura e da consolidação de seus métodos.

Desde o início de suas operações, o Eldorado buscou estabelecer altos padrões de qualidade e diferentes certificações, que lhe conferem uma garantia de que os procedimentos realizados estão alinhados com standards nacionais e globais de qualidade. Assim, o Instituto transmite aos seus clientes maturidade operacional, segurança e credibilidade. Anualmente, boa parte deles são aferidos para garantia de sua efetiva implementação.
“O Eldorado considera extremamente importante manter-se no ‘pipeline’ em seu ambiente tecnológico, por isso, o investimento nesta área é visto como estratégico, uma vez que se torna um diferencial competitivo e assegura qualidade e confiabilidade ao mercado que demanda as competências da organização e os produtos e serviços prestados”, pontua Rafael Noronha Ferreira, Analista da QualidadeAs práticas da organização para o gerenciamento da qualidade das metodologias de trabalho incluem o estabelecimento de processos documentados para garantir melhor padronização e disseminação das atividades. A reavaliação dos requisitos e necessidades das partes interessadas nas atividades, como parte do procedimento de melhoria contínua dos processos, é uma constante para a área.
Outra parte importante para fomento desta cultura de qualidade é feita com o estabelecimento de indicadores de processos utilizados para acompanhamento e controle de desempenho.  “Nosso processo de treinamento organizacional garante a identificação, provimento e avaliação de eficácia das capacitações dos colaboradores para atuação nos processos. Vale ressaltar que auditorias internas são realizadas periodicamente como mais uma forma de avaliação e atuação no processo de aperfeiçoamento contínuo”, conta Ferreira.
Desde o ano 2000, a unidade de Campinas é certificada pela ISO 9001, cujo escopo é: “Gestão de Projetos; Projeto, Desenvolvimento e Manutenção de Software”. Em 2004, a unidade recebeu a acreditação na norma NBR ISO/IEC 17025 pela Cgcre do INMETRO, em seu Laboratório de Testes e Ensaios. E, desde 2012, possui declaração de conformidade segundo a norma NBR 16.501:2011 para Sistemas de Gestão da Pesquisa, do Desenvolvimento e da Inovação, com o escopo “Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para Software, Hardware, Processos e Educação”.
No Eldorado, o Sistema de Gestão é coordenado pelo Escritório de Projetos, que, além de garantir a realização dos ciclos de auditorias externas, também conduz as auditorias internas.
Participação em eventos e treinamentos contribui para constante atualização
Para o Eldorado, é de extrema importância a capacitação e o desenvolvimento de seus colaboradores. Durante o ano de 2015, a comunidade do Eldorado participou de mais de 80 eventos nacionais e 24 internacionais, abrangendo temas ligados a novas tecnologias, gestão, e qualidade. Individualmente, muitos dos colaboradores do Eldorado também são certificados em tecnologias e metodologias utilizadas em suas atividades, como no caso de desenvolvedores de software, com certificações Microsoft, JAVA e J2EE/Oracle, ITIL, Cobit, Cisco (Redes), Testes, Scrum, Master e Android, e gerentes de projeto com certificações do Project Management Institute (PMI).Culture of Quality is the base for recognitions and projects

All of the conquered acknowledgements, some of them checked anually, ensure the processes improvement continuity, demonstrating the Institute’s commitment with this culture’s management and the consolidation of its methods.
From the beginning of its operations, Eldorado sought to establish high quality standards and different certifications, that ensure that the its procedures are aligned with national and global quality standards. Therefore, the Institute transmits operacional maturity, security and credibility to their customers. A considerable part of those standards are checked on an anual basis due to its efective implementation guarantee.
“Eldorado considers extremely important to remain on the pipeline at the technological environment, therefore, this area’s investment is seen as strategic since it becomes a competitive differential and ensures quality and reliability to the Market that demands the organization’s competences, products and services”, punctuates Quality Analyst Rafael Noronha Ferreira. The organization’s practices to manage work methodologies quality include establishing documented processes to guarantee better activities standardization and dissemination. The interested parts requirements and demands reassessment on activities as part of the processes continuous improvement is an area constant.
“Our organizational training process guarantees the identification, providing and evaluation of the workers’ capacities efficacy to act in the processes. It’s Worth highlighting that internal audits are realized periodically as another form of evaluation and action on the process of continuous improvement”, says Ferreira.
Since the year 2000, Campinas unit has an ISO 9001 certification, whose scope is: “Projects Management; Softwares Project, Development and Maintenance”. In 2004, the unit received the certification on NBR ISO/IEC 17025 standard by the INMETRO Cgcre, on its Tests and Trials Laboratory. It also has the declaration of conformity since 2012, according to the NBR 16.501:2011 standard to Research Management Systems, Development and Innovation, with the scope: “Software, Hardware, Processes and Education Research, Development and Innovation”.
At Edorado, the Management System is coordinated by the Project Office which, in addition to guarantee the external audits cycle realization, also conducts internal audits.
Participation in events and trainings contributes to constant updating

The employees capacitation and development is extremely important to Eldorado. During 2015, Eldorado’s community participated in more than 80 national events and 24 international, covering themes that are linked to new Technologies, management and quality. Individually, many of Eldorado employees are also certified in technologies and methodologies that are used in their activities, such as software developers, with Microsoft, JAVA and J2EE/Oracle, ITIL, Cobit, Cisco (Systems), testes, Scrum, Master and Android certifications, and project managers with Project Management Institute (PMI) certifications.

Cadastre-se em nossa newsletter

Created By Avanti