Departamento de Testes e Ensaios - Instituto Eldorado
10 de Abril de 2015

Departamento de Testes e Ensaios

(10/4/2015)
36 mil testes realizados em 2014
O Departamento de Testes e Ensaios (DTE) teve escopo atualizado recentemente junto ao Inmetro, aumento na oferta de serviços e ainda passará por uma expansão. Nova câmara semianecoica de 10 metros permitirá que o Instituto entre em uma área de testes totalmente nova, inclusive para testes de grande porte, como autopartes e equipamentos hospitalares.
Habilitados para realizar testes de certificação de produtos junto à Anatel e acreditados segundo a norma ISO 17025 pela CGCRE/INMETRO, os laboratórios para testes de equipamentos eletrônicos do Eldorado conduzem testes de qualidade de produtos para centenas de clientes anualmente. Em 2014, o Eldorado conquistou a marca de 36 mil testes, um recorde na história do Instituto.
foto 008
Esse crescimento tem impulsionado uma expansão da área. Com entrega prevista para setembro,  os laboratórios terão uma ampliação que permitirá a readequação de vários laboratórios e trará, inclusive, uma câmara semianecoica maior, de 15m de largura por 21 m de comprimento, que permitirá que o Eldorado entre em novas áreas de testes, inclusive para testes de autopartes, equipamentos médico-hospitalares de grande porte, dentre outros.
A área de testes e ensaios também ganhará laboratórios específicos para atender à tecnologia IPV6, versão mais recente do Protocolo de Internet, que será mandatório no Brasil a partir de julho. Os novos equipamentos permitirão testes ainda não disponíveis no Brasil.
Atualmente, o escopo de atuação abrange vários segmentos, como telecomunicações, bens de informática e aparelhos eletrodomésticos, realizando ensaios em áreas como acústica, segurança, radiofrequência, eficiência energética e compatibilidade eletromagnética. Além desses segmentos, o laboratório também suporta o desenvolvimento de produtos com ensaios climáticos, vibração, mecânicos, e nas áreas de metalografia e segurança bancária.
“Nossos trabalhos se concentram nas áreas de telecomunicações, principalmente celulares, no qual realizamos 100% dos testes exigidos para homologação, incluindo os testes na bateria do produto. Atuamos também em outras áreas, como por exemplo, o Programa Selo-Ruído, gerido pelo Ibama e INMETRO”, afirma Joaquim Carlos, gerente do Laboratório de Engenharia de Testes do Eldorado.
LET expande seu escopo de atuação
Após auditorias externas realizadas no 2º semestre deste ano, os laboratórios tiveram o escopo atualizado junto ao INMETRO, aumento a sua atuação na oferta de serviços. A extensão alcançada teve como foco principal o novo escopo de segurança, conforme norma IEC 60950-1 e a Portaria INMETRO 170/2012, para produtos de tecnologia de informação.
Agora, o LET também está apto para realizar os ensaios das normas IEC 61000-3-3, IEC 61000-3-2 e IEC 61000-4-8 ofertando ao mercado todos os testes aplicáveis a bens de informática.
O Instituto também teve aceita sua extensão em Dispositivos de Operação Periódica, na faixa de 433MHz e cobertos pelo Anexo à Resolução ANATEL 506 – Seção I e em Eletrodomésticos, na área de EMC, em instrumentos de pesagem não automático, na última versão das normas internacionais da série IEC.
Além disso, a norma de referência para os ensaios do Programa ENERGY STAR® foi atualizada para a sua última versão, 6.0.
“Em média, realizamos 3 mil testes de homologação por mês, entretanto, temos capacidade para realizar mais de 4 mil”, salienta o gerente. “Como produto final de nosso trabalho, emitimos um relatório técnico, com detalhamento ponto a ponto, dos resultados obtidos, para análise do OCD. Isso requer dos profissionais do Eldorado um conhecimento técnico profundo, mantendo a capacitação atualizada e consistente com as novas tecnologias de mercado”, diz Joaquim Carlos.
Agora, com a expansão de mais de 1.600 metros, a nova câmara semianecoica e o aumento de escopo, o Departamento de Testes e Ensaios vai se tornar referência na América Latina.

Cadastre-se em nossa newsletter

Created By Avanti