ELDORADO cria dispositivo eletrônico que ajuda a evitar a transmissão do novo coronavírus - Instituto Eldorado
26 de Outubro de 2020

ELDORADO cria dispositivo eletrônico que ajuda a evitar a transmissão do novo coronavírus

O Instituto ELDORADO desenvolveu, em parceria com os pesquisadores da FEEC (Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação) da Unicamp, um dispositivo eletrônico que monitora o distanciamento social. O aparelho adverte os usuários com alertas sonoro (“apito”) e visual (luzes verde e vermelha), toda vez que a distância de 1,5 metro, recomendada para evitar a transmissão do novo coronavírus, é desrespeitada.

A solução é parecida com um pager, pode ser carregada no bolso ou utilizada com um cordão sobre o peito, a exemplo de um crachá. Além de alertar sobre a proximidade, ela ainda pode mapear e mostrar com quem e em quais lugares a pessoa esteve durante o tempo em que usava o aparelho.

Até o momento, foram cinco meses de desenvolvimento e testes durante duas semanas em um grupo de 16 colaboradores de uma empresa escolhida, para verificar a aderência à política de distanciamento social no ambiente de trabalho.

Para garantir margem mínima de erro e evitar problemas para o seu funcionamento em ambientes fechados, o aparelho não utiliza tecnologia GPS, mas sim as tecnologias UWB (banda ultralarga) e RTLS (Real Time Location Systems). Além disso, a distância é configurável, fazendo com que cada empresário tenha a liberdade de distribuir os funcionários da forma que achar mais segura.

Segundo Eduardo Lima, gerente de P&D do Instituto ELDORADO, os dados obtidos pelo experimento podem ser usados para várias outras pesquisas, principalmente para aquelas voltadas ao comportamento. “Os testes podem colaborar para se descobrir qual é o tempo que as pessoas podem ficar em contato entre elas sem que haja uma propagação da doença”, destaca.

Lima ainda ressalta que a importância do aparelho se dá, principalmente, pela falta de opções de monitoramento do distanciamento disponíveis no mercado.

Ainda na fase de teste, o dispositivo deve passar por mais algumas etapas antes de ser produzido em massa. Além do ambiente de trabalho, o equipamento poderá auxiliar a retomada segura das atividades presenciais de locais dos mais diversos setores com grande concentração de pessoas, como escolas e igrejas.

Saiu na mídia: 
Coronavírus: aparelho ajuda manter distanciamento
Unicamp cria dispositivo que apita quando distanciamento social não é respeitado
Unicamp inicia a retomada gradual das atividades

Cadastre-se em nossa newsletter

Created By Avanti