Expansão - Instituto Eldorado
17 de Fevereiro de 2016

Expansão

(17/2/2016)
Instituto Eldorado se prepara para crescimento a longo prazo
Com olhar à frente e pensando em um crescimento sustentável ao longo dos próximos anos, o Eldorado vem passando por algumas expansões e adequações em suas três unidades desde 2015. A expectativa é de que até maio as obras sejam finalizadas.
Há alguns anos, o Eldorado vem se preparando para um crescimento de longo prazo, de modo a manter a sua sustentabilidade. Esse olhar para o futuro tem contribuído para que a organização busque novas áreas de atuação, invista na capacitação de novas tecnologias e até mesmo se expanda, para que tenha espaço físico suficiente para crescer.
Em 2015, o Eldorado iniciou o processo de grandes transformações em suas três unidades. A maior mudança está acontecendo em Campinas, que passará a contar com uma área adicional de 2200 m2, sendo 1800 m2 em laboratórios e 400 m2 para posições adicionais.
A área de laboratórios abrange dois pavimentos. O térreo conta com laboratório climático, de ensaios mecânicos, de raio-x e a nova câmara semianecoica de 10 metros, que permitirá que o Eldorado entre em uma área de testes totalmente nova, inclusive para testes de grande porte, como automotivos e equipamentos hospitalares. No subsolo, estão os laboratórios de testes de natureza eletromagnética que, aproveitando o isolamento eletromagnético natural da linha terra, garante um melhor ambiente para a execução de testes dessa natureza.
O espaço ganhou, também, laboratórios específicos para atender à tecnologia IPv6, versão mais recente no Protocolo de Internet, que se tornou mandatório no Brasil em janeiro deste ano. Além disso, no 1º piso, a área vai comportar cerca de 80 novos postos de trabalho.
Untitled (Time 0_01_13;28)
Ainda em Campinas, o Instituto passou a ocupar o terceiro e quarto andares do prédio da Agência de Inovação da Unicamp, a Inova. Nesse local, a organização atende, atualmente, projetos específicos a longo prazo de dois dos seus grandes parceiros: um deles é o Miletus, conduzido com a Motorola e Unicamp; já o outro projeto tem a parceria da Lenovo. Em ambos os andares, que estão prontos para comportar cerca de 160 profissionais, foram feitas obras de adequações, além de uma nova identidade visual.
“Todas essas obras e mudanças exigem um grande trabalho da nossa área de infraestrutura predial e de TI, pois são necessárias mudanças, adequações e extensões de tudo que envolve o bom e pleno funcionamento de uma instituição. Além disso, há uma grande preocupação ecológica e sustentável em tudo de novo que está sendo feito. Para a área de 400 m2, que vai comportar os novos postos de trabalho, por exemplo, foi instalado um sistema de ar-condicionado a gás, que elimina a dependência de Chiller para seu arrefecimento, o que evita o consumo de água”, ressalta Norberto Marim, executivo responsável por recursos organizacionais.
Expansão abrange outras unidades
A Unidade Porto Alegre agregou aproximadamente 580 m2. O espaço, também localizado na PUCRS, possibilitará a expansão de projetos. A área comporta cerca de 70 novas posições.
Além das obras para adequação do novo espaço, houve um grande esforço para a interligação dos prédios com fibra óptica, para a instalação de segurança da informação, ponto eletrônico, câmeras de segurança, TVs e todos os sistemas necessários para pleno funcionamento.
Em Brasília não houve uma expansão, mas sim uma adequação dos espaços, que antes era divididos em dois andares – 9º e 10º do Corporate Financial Center. Em dezembro, a unidade juntou os dois pavimentos unicamente no 9º andar. O local ainda não está totalmente operacional, pois ainda estão sendo realizadas obras de adequação, mas já é possível sentir as melhoras da mudança, que hoje concentra tudo em um único andar.
Com a mudança, houve uma redução de cerca de 400 metros, mas o espaço comporta um número de postos de trabalho equivalentes, sem espaços ociosos. A expectativa, agora, é para a construção de um novo Data Center e para a adaptação do ambiente. As obras estão previstas para serem finalizadas em abril.
“É preciso olhar à frente, estar preparado para o futuro e, com mão de obra altamente qualificada, espaço para crescer, aposta em novas tecnologias e áreas, e investimento constante no capital humano, acreditamos que estamos no caminho certo para a sustentabilidade da organização que, neste ano, irá completar 17 anos de atuação”, finaliza Norberto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Created By Avanti