Os Minervianos, como se denominam os alunos Breno Matos, Henrique Chaves, Nicolas Lizarralde e Paulo Gomes, venceram o HackaSiemens, que aconteceu durante a OTC Brasil, maior feira Offshore da América Latina. Eles fazem parte de um grupo formado no HackaTruck MakerSpace UFRJ, um projeto do ELDORADO em parceria com universidades e empresas tecnológicas.
A proposta da competição, que aconteceu no dia 07/11, no Rio de Janeiro, era resolver o problema de um cliente real da Siemens do setor de Oil&Gas, utilizando o MindSphere, uma plataforma de IoT da Siemens. “A princípio, eu e meu grupo achamos que seria um grande desafio e que a competição era destinada apenas a pessoas com conhecimentos sólidos nessa área, mas resolvemos nos inscrever. Quando chegamos lá, havia pessoas muito experientes e, inclusive, donos de startups nesse segmento de IoT para Oil&Gas”, explicou Paulo, um dos quatro integrantes da equipe.

Alunos vencem HackaSiemens
A competição
Os Minervianos apresentaram o projeto em um pitch, seguido de perguntas dos jurados e, ao final, foram considerados vencedores. Para o aluno, o conhecimento adquirido no HackaTruck MakerSpace foi de extrema importância para o resultado positivo na disputa. “A maneira com os grupos são formados no HackaTruck, alinhando as motivações dos membros, foi fundamental para nós. Se não fosse por todo o conhecimento técnico que aprendemos no caminhão, principalmente de IoT, não teríamos ganhado o HackaSiemens”, afirmou.
O caminhão do HackaTruck MakerSpace esteve durante os dias 23/09 a 25/10 capacitando os alunos da UFRJ. O treinamento presencial contou com aulas de programação Swift, práticas de serviços de nuvem, serviços cognitivos e internet das coisas (IoT, na sigla em inglês), em uma carga horária de 100 horas.
O HackaTruck
O projeto HackaTruck começou em 2015, numa parceria do ELDORADO com empresas tecnológicas. Até 2017, capacitou estudantes de instituições de ensino superior de tecnologia da informação em programação Swift para plataforma iOS. Em 2018, o treinamento entrou em nova fase, com o nome de HackaTruck MakerSpace, quando foram incorporadas as disciplinas atuais.
Ao curso inicial a distância, foram acrescentados módulos sobre JavaScript e RESTful APIs. Até 2019, o financiamento dos projetos das oficinas era 100% interno. A partir de 2020, haverá mudanças para incluir as universidades, que vão participar das pesquisas com professores e bolsistas contratados.