Início das novas turmas do Programa de Residência em Tecnologia da Informação e Comunicação - Instituto Eldorado
14 de Abril de 2023

Início das novas turmas do Programa de Residência em Tecnologia da Informação e Comunicação

Iniciativa oferece capacitação tecnológica e oportunidade de aceleração de carreira ao mesclar teoria e prática com desafios reais 

Preparar profissionais para o mercado de tecnologia a partir de conhecimento teórico e experiências práticas para transformar ideias em soluções reais. Esse é o objetivo da Residência em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Instituto ELDORADO, que acaba de recepcionar os participantes de duas novas turmas que iniciaram as atividades em março e abril, na unidade de Campinas (SP). 

A iniciativa faz parte do Programa Prioritário de Interesse Nacional (PPI), com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com recursos da Lei nº 8.248/ 1991 e coordenado pela Softex. 

Desde a primeira turma em 2016, quando o programa foi criado como uma iniciativa inovadora, cerca de 200 profissionais já foram capacitados e ocupam posições de destaque no mercado de trabalho de tecnologia, o que confirma o alto índice de empregabilidade dos participantes, sem contar no impacto positivo ao suprir a demanda de pessoas especializadas na área. 

Outro aspecto de destaque é a relevante participação de mulheres no programa, o que colabora de forma positiva para a inclusão feminina no mercado de tecnologia, como foi o caso de Bruna Villa Lopes da Silva, que fez a residência e hoje atua como Designer no ELDORADO. 

“Os projetos da residência me proporcionaram uma experiência de muito crescimento, pois, a partir de projetos grandes e reais, aprendi a entender e conciliar os interesses de todos os envolvidos no desenvolvimento de um produto. Além da oportunidade de aprendizado contínuo na minha área e em diversas outras,  visando a qualidade das entregas, minha própria evolução e, ainda, liberdade e incentivo para investir na construção desse conhecimento”, destaca Bruna. 

O programa

Os jovens profissionais são inseridos em um processo de aprendizado imersivo baseado em metodologias de mercado e atuação em projetos reais. Este formato possibilita uma aceleração de senioridade dos jovens profissionais participantes que, através de uma abordagem hands-on, aplicam conhecimentos técnicos e desenvolvem habilidades comportamentais, chamadas de soft skills, relacionadas à resolução de problemas, tomada de decisão e atuação em times. 

Com inspiração no modelo de residência médica, as aulas englobam on-the-job-training em áreas altamente estratégicas para o desenvolvimento tecnológico e econômico. A proposta é estimular nos participantes uma visão abrangente do desenvolvimento de software, o que inclui todas as etapas desde o design até a implantação. 

O programa é estruturado em  módulos, sendo que cada um deles expõe o residente a projetos com complexidades e características diferentes, proporcionando assim um maior repertório técnico em tecnologias emergentes.

As atividades podem ser executadas tanto presencialmente quanto à distância (modalidade remota), conferindo ao programa um importante viés de inclusão e de interiorização, além de possibilitar a participação de jovens profissionais de qualquer parte do país.

 

 

Cadastre-se em nossa newsletter