O Instituto de Ciência e Tecnologia Itaú (ICTi) e o Instituto de Pesquisas ELDORADO anunciaram uma parceria estratégica para o desenvolvimento conjunto de pesquisas em computação quântica e em agentes multi-IA. A colaboração visa unir as expertises das duas instituições para aprofundar o conhecimento técnico, validar hipóteses aplicadas às demandas do mercado e construir uma agenda compartilhada de inovação.
O ICTi, lançado oficialmente pelo Itaú Unibanco em abril de 2025, já conta com 50 pesquisas em andamento, sendo 37 delas focadas em inteligência artificial e as demais em computação quântica, áreas que o banco identifica como fronteiras tecnológicas promissoras para transformar os paradigmas do setor financeiro. As pesquisas são realizadas em parceria com instituições acadêmicas renomadas, como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além de colaborações internacionais com o MIT e Stanford.
A parceria entre o ELDORADO e o ICTi prevê a realização de oficinas colaborativas, que reunirão pesquisadores de ambas as instituições para explorar avanços em computação quântica, aplicada a melhorias em cibersegurança, e agentes multi-IA, para melhorias relacionadas a produtividade de processos internos.
O objetivo é permitir discussões que ampliem conhecimentos nestas tecnologias e acelerar o desenvolvimento de soluções e produtos que possam responder a desafios reais do mercado, fortalecendo o ecossistema nacional de pesquisa aplicada e inovação tecnológica com a geração de novos paradigmas e evoluções em tecnologias de fronteira, a partir da contribuição de pesquisadores experientes das duas instituições e pesquisadores bolsistas que apoiarão os projetos.
Esta iniciativa também integra as ações do ELDORADO relacionadas à celebração do Quantum Year 2025, reforçando o compromisso da instituição em atuar na vanguarda da inovação tecnológica e contribuir para o avanço da ciência no país. “O Brasil precisa se posicionar de forma estratégica em tecnologias de fronteira como a Quântica e a Inteligência Artificial. Esta cooperação entre dois importantes ICTs mostra o potencial de unirmos forças para acelerar o conhecimento e criar soluções com alto impacto para a sociedade e o mercado”, afirma Roberto Soboll, superintendente do Instituto ELDORADO.
O Itaú, por sua vez, além de lançar do ICTi, que compõe um dos pilares estratégicos de inovação do banco, busca acelerar sua agenda de pesquisa em tecnologias emergentes. Além de ser referência na adoção de inteligência artificial para aprimorar a experiência dos clientes, o banco foi pioneiro no setor financeiro brasileiro nos estudos de caso de computação quântica e possui parcerias firmadas nesta frente com algumas das mais relevantes instituições do segmento tecnológico e acadêmico.
“Enxergamos o ICTi como um motor de transformação para o setor financeiro. Nosso objetivo é fomentar a pesquisa e o desenvolvimento no Brasil, estimulando uma aproximação entre a comunidade científica e o mercado de trabalho. Neste sentido, buscamos parcerias como essa, que nos ajudem a acelerar o conhecimento em tecnologias emergentes e pesquisa aplicada para ampliar o impacto positivo na sociedade e promover o bem-estar financeiro dos nossos clientes”, Leandro Andrade, diretor Applied Analytics do Itaú Unibanco.