Instituto ELDORADO firma parceria com o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) para desenvolvimento das cadeias e culturas produtivas do Amazonas - Instituto Eldorado
28 de Julho de 2025

Instituto ELDORADO firma parceria com o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) para desenvolvimento das cadeias e culturas produtivas do Amazonas

Instituto ELDORADO firma parceria com o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) para desenvolvimento das cadeias e culturas produtivas do Amazonas

Cooperação tem como primeira atividade o lançamento do “Projeto Ybirá”, uma plataforma web de integração e inteligência de dados sobre os municípios amazonenses

O Instituto ELDORADO – referência em pesquisa e desenvolvimento no país – firmou um termo de cooperação técnica com o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), instituição de grande relevância para o desenvolvimento sustentável da região amazônica, especialmente no que tange às cadeias produtivas do Amazonas. O Centro atua como um polo de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) focado na bioeconomia.

A primeira ação deste acordo é denominada “Projeto Ybyrá”, que visa o desenvolvimento de uma Prova de Conceito (PoC) de uma plataforma digital com mapa interativo que organiza e apresenta dados sobre cadeias e culturas produtivas do Amazonas em nível municipal. Os objetivos são apresentar o potencial produtivo sustentável de cada município e permitir um melhor planejamento territorial, reduzindo a dificuldade de acesso a informações mais detalhadas.

A ideia é que a plataforma “Ybyrá” possa ser continuamente evoluída e aprimorada por meio da incorporação de outros projetos, novos dados e incentivos, expandindo sua funcionalidade e impacto na gestão territorial e no desenvolvimento sustentável da Amazônia.

O nome “Ybyrá” possui origem Tupi-Guarani e significa “árvore” e “aquilo que brota do chão”, conectando-se diretamente à biodiversidade amazônica e ao potencial de crescimento sustentável da região. O nome não só evoca a imagem da floresta e do respeito aos recursos naturais, mas também simboliza o surgimento de novas possibilidades, a partir de dados organizados, facilitando o planejamento territorial e o desenvolvimento consciente no Amazonas. Ao mesmo tempo, homenageia a sabedoria ancestral dos povos indígenas e o compromisso da plataforma com a sustentabilidade e as raízes amazônicas.

Alvaro Gonçalves, gerente do ELDORADO Manaus, explica que a plataforma pretende centralizar e validar dados produtivos dos 62 municípios do Amazonas, reunir e validar informações com base em múltiplas fontes, além de criar relatórios e gráficos com as principais cadeias produtivas.

“Nossa solução integra e centraliza dados públicos sobre cadeias produtivas, oferecendo relatórios detalhados, mapeamento georreferenciado e curadoria colaborativa. Com isso, apoiamos decisões estratégicas, fortalecemos as cadeias regionais e fomentamos novos negócios com base em conhecimento confiável e estruturado”, argumenta o executivo.
Para o diretor-geral do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), Marcio Miranda, a parceria com o Instituto ELDORADO representa um passo estratégico dentro do novo propósito do Centro, que busca transformar ciência e inovação em soluções concretas no âmbito da bioeconomia.

“A Plataforma Ybyrá sintetiza o que queremos impulsionar com o novo CBA: conhecimento estruturado, territorializado e acessível, que contribua diretamente para o fortalecimento das cadeias da sociobiodiversidade e para a geração de bionegócios sustentáveis. Ao integrar dados públicos em uma ferramenta prática e visual, promovemos decisões mais inteligentes, ampliamos a articulação entre atores locais e criamos condições reais para transformar potencial em desenvolvimento com base na floresta em pé”, afirma Marcio.

Cadastre-se em nossa newsletter