Eldorado na EPTV - Instituto Eldorado
17 de Dezembro de 2015

Eldorado na EPTV

17/12/2015
Jornal da EPTV é apresentado a partir dos laboratórios do Eldorado

Em novembro, quatro projetos executados no Instituto foram destaque no jornal da EPTV.

No dia 16/11, o Jornal da EPTV foi ancorado de dentro das instalações do Instituto Eldorado, que fez parte do especial “Jornal EPTV Itinerante”. O quadro mostrou, ao longo de uma semana, locais que estão passando pela crise, sem crise. Durante a programação, o Treinamento Virtual em Subestações de Energia, o Laboratório de Imagens, o Ultrassom e a Câmara Semianecóica foram destacados e apresentados ao público de casa. Confira:

Treinamento Virtual em Subestações de Energia Elétrica:

O projeto teve início em 2014 e seu término acontecerá em 2016. Trata-se um ambiente de realidade virtual imersivo. Utilizando óculos de realidade virtual é possível recriar a sensação de atuação dentro de uma subestação de energia elétrica. Mais do que uma experiência real, aprimora-se a forma de capacitação já existente e oferece-se ainda mais segurança em manobras de manutenção e de emergência aos seus profissionais. Além disso, existe uma diminuição nos riscos de acidentes em subestações, que resulta na redução dos custos de interrupção de distribuição de energia e na melhora dos indicadores de qualidade do fornecimento de energia.
Laboratório de Imagens:
Realiza estudos e ensaios de equipamentos de imagens digitais, sejam smartphones, tablets ou câmeras, com o objetivo de medir subjetiva e quantitativamente a qualidade das imagens geradas por esses dispositivos. Pode-se estudar e medir vários aspectos das imagens, como cores, foco, ruído, balanço de branco.
Ultrassom:
Plataforma, totalmente pensada e desenvolvida no país, seu objetivo é dar origem a vários aparelhos de ultrassonografia para uso das redes pública e privada de saúde. Um protótipo foi desenvolvido pela equipe de engenharia do Instituto de Pesquisas Eldorado, em parceria com docentes da Faculdades de Medicina da UNICAMP e USP. O principal objetivo é fazer com que a aparelhagem evolua para diversos instrumentos hospitalares de grande e pequeno porte. Portanto, trata-se de uma máquina com múltiplas utilidades.
Nos últimos 10 anos, segundo o IBGE, os valores das importações de equipamentos eletrônicos para a área médica aumentaram 339%, impulsionado especialmente por aparelhos de ultrassonografia, ressonância magnética nuclear e tomografia computadorizada. Estima-se que este mercado movimente mais de U$1,5 bilhão por ano, sendo que U$500 milhões para o mercado de diagnóstico de imagem.
Câmara Semianecóica:
Seu escopo de atuação abrange vários segmentos, como telecomunicações, bens de informática e aparelhos eletrodomésticos. Nesta câmera, são realizados ensaios em áreas como acústica, segurança, radiofrequência, eficiência energética e compatibilidade eletromagnética. Além desses segmentos, o laboratório também suporta o desenvolvimento de produtos com ensaios climáticos, vibração, mecânicos, e nas áreas de metalógrafa e segurança bancária. Em 2014, o Eldorado conquistou a marca de 36 mil testes realizados. O Departamento de Testes e Ensaios vai se tornar referência na América Latina, com a expansão de 1.600 metros da câmera.
IMG_0729

Cadastre-se em nossa newsletter

Created By Avanti