O pôster “Dynamic Monitoring with RFID Tag Sensor to Use in Personal Protective Equipment (PPE)”, exposto por Jean Baracat e Flávia Costa, durante o IEEE RFID 2019, realizado em parceria e paralelamente com o RFID Journal LIVE!, em Phoenix, Arizona, nos Estados Unidos, foi escolhido como o melhor entre os concorrentes do mundo todo.
O material foi resultado de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do ELDORADO, em parceria com o grupo EQUATORIAL de Energia, uma holding com atuação no setor elétrico brasileiro, por meio da CELPA, no Pará, e da CEMAR, no Maranhão, dentro do programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico e Eficiência Energética do Setor Elétrico Brasileiro da ANEEL.
O trabalho apresentou um sistema para garantir o uso correto de equipamentos de segurança no setor elétrico, que já está sendo utilizado pela CELPA (Companhia Elétrica do Pará), experimentalmente e de modo controlado, utilizando as provas de conceito e protótipos desenvolvidos pelo Instituto Eldorado, para validação dos resultados da fase de pesquisa aplicada e desenvolvimento experimental, concluída em agosto de 2018.
“Em princípio, o sistema trabalha alertando localmente o operador sobre o não uso ou o uso indevido dos equipamentos. Após um certo número de alertas definidos no aplicativo de controle, o sistema registra os desvios e, se houver meio de comunicação disponível, as informações serão automaticamente enviadas à Central de Controle, que poderá tomar a ação que considerar relevante”, explica Baracat.
Confira a matéria publicada pela RFID Journal Brasil:
https://brasil.rfidjournal.com/noticias/vision?18495/
25 de Abril de 2019