Projeto Oficina do Futuro - Instituto Eldorado
24 de Maio de 2018

Projeto Oficina do Futuro

(24/5/2018)
Após 13 anos realizando capacitação profissional em Tecnologia da Informação e Computação (TIC), o Projeto Oficina do Futuro teve o seu encerramento em março deste ano.
O Projeto Oficina do Futuro, realizado por meio da parceria entre o Instituto Eldorado, IBM e Flextronics, promoveu a capacitação profissional de pessoas de nível médio e superior na área de Sistemas da Informação, buscando prepará-las para as oportunidades identificadas no posicionamento estratégico do Brasil e no cenário tecnológico mundial.
A disseminação do conhecimento foi proporcionada pelas capacitações modulares em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), contemplando práticas de laboratório, como o acesso remoto ao mainframe. Os cursos presenciais marcaram os anos iniciais do projeto e, à medida que o projeto expandiu, os cursos à distância assíncronos (EAD) proporcionaram o alcance geográfico necessário para atender alunos das muitas instituições de ensino brasileiras. O EAD permitiu que os alunos, em seu próprio tempo, tivessem acesso aos conteúdos oferecidos, participassem de fóruns de discussão e exercitassem os conhecimentos obtidos com o apoio de tutores.
A partir de 2007, os cursos EAD passaram a oferecer atividades síncronas, em que os alunos interagiam com os instrutores do curso por meio de conferências online e acesso remoto à infraestrutura de hardware e software para as atividades práticas, por intermédio de um centro de virtualização. Essa modalidade potencializada de ensino à distância passou a ser chamada de curso remoto.
Em 2014, o centro de virtualização VirtuaClass, baseado em IBM Cloud, passou a compor o ambiente do Projeto  Oficina do Futuro, de forma a possibilitar a operacionalização de software de alta capacidade computacional dentro das atividades de aprendizado. Máquinas virtuais customizadas com software e hardware, necessários para realizar as atividades propostas pelos instrutores, aprimoraram as práticas dos cursos remotos oferecidos.
A partir de 2015, o Projeto Oficina do Futuro iniciou o uso da metodologia de Aprendizagem Baseada em Desafios, em que o aluno precisa buscar o conhecimento, intermediado pelo instrutor do curso, para resolver os desafios propostos.
Já em 2017, a abordagem de Adaptive Learning foi incorporada em alguns cursos oferecidos. Por meio de um teste de nivelamento foram coletadas informações sobre o nível de conhecimento prévio dos alunos e, a partir daí, o curso foi adaptado com foco nos gaps de conhecimento, gerando assim, uma aprendizagem mais efetiva e homogênea.
“O Projeto Oficina do Futuro sempre foi bastante desafiador, com conteúdo alinhados às necessidades reais do mercado de tecnologia. Quando reflito sobre o caminho que percorremos juntos, fico realmente feliz em ter feito parte de uma equipe tão especial como essa. Ver o projeto, que iniciou suas atividades em salas de aula presenciais, ter o alcance geográfico que vivenciamos nos últimos anos, traz muita felicidade e realização, tanto profissional quanto pessoal. Sinto-me extremamente grata em saber que, de alguma forma, ajudamos tantas pessoas e conseguimos, por meio desses treinamentos, levar a muitas delas chances de novas oportunidades profissionais”, conta Priscila Monte Alegre Martins, uma das integrantes da equipe do projeto que participou de toda a história do Oficina do Futuro.
Ao longo desses 13 anos, o projeto recebeu 38.000 inscrições. Os cursos aplicados levaram conhecimentos sobre Lógica de Programação, Orientação a Objetos, Arquitetura Mainframe, Programação Cobol, Programação PL1, Administração de Banco de Dados, Sistemas Distribuídos, Programação Java, Programação Java-Web, Teste de Software, Websphere, Redes de Computadores e muitos outros. Os alunos capacitados se distribuíram em 250 turmas de ensino à distância, 161 turmas presenciais e 295 turmas na modalidade de ensino remoto. Assim, 34.800 tiveram acesso ao curso EAD, 4.400 alunos concluíram o ensino presencial e 4.083 concluíram o ensino remoto, dos quais, de forma global, cerca de 13.250 foram aprovados e tiveram direito ao certificado de conclusão do curso realizado.
“Os resultados expressivos do projeto só puderam ser obtidos com o engajamento de milhares de pessoas que prestigiaram os cursos com temas técnicos de alta complexidade. O Projeto Oficina do Futuro foi parceira de todos aqueles que se dispuseram a encontrar novos caminhos profissionais, novas e melhores oportunidades de trabalho e de crescimento pessoal, sendo essa última, o bônus que o estudo e a dedicação trazem para a vida de quem decide se apropriar de conhecimento. Especialmente em relação aos iniciantes na área de TIC (e que foram milhares), testemunhamos o despertar de vocações para a tecnologia, o que nos permite uma sensação de dever cumprido e a certeza de que, dentro da nossa Oficina, lançamos muitas sementes para o futuro”, afirma o Gerente de Educação do Instituto Eldorado, Luis Rogério Gomes de Almeida, um dos idealizadores do projeto.
Assim, o Projeto Oficina do Futuro encerrou sua missão, acreditando que o conhecimento pode contribuir para a mudança na vida das pessoas e que a disseminação do conhecimento aplicada à tecnologia sempre renderá ótimos frutos para o nosso país.

Cadastre-se em nossa newsletter

Created By Avanti