Rumo ao CMMI4 - Instituto Eldorado
21 de Fevereiro de 2006

Rumo ao CMMI4

(21/Fev/2007)
O Software Engineering Process Group (SEPG), envolvido no projeto CMMI (Capability Maturity Model Integration), encerrou 2006 com a incorporação das áreas de processo (PAs) do nível 4 do CMMI ao portal de processos de software, um marco importante no cronograma de preparação do Eldorado para a avaliação de nível 4. Com a implantação dessa etapa, os projetos passaram a comparar o seu desempenho com o da organização e também foi introduzida a figura dos owners, responsáveis pelo gerenciamento quantitativo dos processos.
O passo seguinte, em andamento nos meses de janeiro e fevereiro, é o treinamento das equipes a respeito das mudanças implementadas no portal para atender o CMMI 4. “Como temos diferentes perfis de projetos, temos de garantir que todos eles sejam medidos de forma padronizada, tornando-os comparáveis entre si. Como se trata de uma forte mudança de cultura, precisamos envolver as equipes para que elas encarem com sucesso esse desafio”, explicou a líder de projetos, Adriana Magalhães.
No mês de maio, uma pré-avaliação vai determinar se o Eldorado está preparado para a avaliação oficial, prevista para julho de 2007. Até lá, os projetos vão gerando dados que, trimestralmente, são convertidos em novos valores de baselines de desempenho, para utilização nos projetos como novas referências e pelos owners como fonte de melhorias e correções dos processos.
“Ao conquistar o CMMI4, o Eldorado passará a se destacar ainda mais no mercado nacional de software e se tornará mais competitivo para enfrentar o mercado internacional”, destacou Adriana. De acordo com dados da Secretaria de Política de Informática, do Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br/upd_blob/9238.pdf), atualmente no Brasil há quatro organizações cujos processos são compatíveis com o nível 3 do CMMI e outras seis com o nível 5. “Estamos concentrando nossos esforços no CMMI4, porém não iremos parar por aqui. Nossa meta é atingir o nível 5”, revelou Adriana.
O Capability Maturity Model Integration (CMMI) foi criado pelo Software Engineering Institute (SEI), da Carnegie Mellon University, como uma integração e evolução dos modelos: Capability Maturity Model for Software (SW-CMM), System Engineering Capability Model (SECM – EIA 731) e Integrated Product Development CMM (IPD-CMM).
Saiba mais sobre CMMI: www.sei.cmu.edu/cmmi/

Cadastre-se em nossa newsletter

Created By Avanti