Serpro e Instituto ELDORADO iniciam capacitação em Inteligência Artificial em Salvador - Instituto Eldorado
27 de Novembro de 2025

Serpro e Instituto ELDORADO iniciam capacitação em Inteligência Artificial em Salvador

Neste mês de novembro, teve início o curso gratuito “IA para Produtividade e Empregabilidade”. A formação capacitará os 50 participantes para aplicar a inteligência artificial de forma prática no ambiente corporativo.

Em parceria com o Instituto ELDORADO, o Serpro iniciou em Salvador a capacitação gratuita “IA para Produtividade e Empregabilidade”. O curso promoverá a formação de 50 jovens de baixa renda, preferencialmente beneficiários do Programa Bolsa Família. A iniciativa busca promover inclusão digital e oportunidades de inserção no mercado de trabalho por meio do uso responsável e produtivo da Inteligência Artificial.

A cerimônia de abertura do curso aconteceu no último dia 19 de novembro, na filial Regional Serpro-Salvador e contou com a presença Kleber Santos, assessor da presidência do Serpro e demais representantes – e a presença de Cid Evangelista Júnior, Gerente Sênior do Instituto ELDORADO e mentores do programa.

Formação prática e voltada à empregabilidade

O curso foi pensado especialmente para quem está em busca de estágio, emprego ou recolocação profissional, e tem como meta formar talentos aptos a utilizar a IA como instrumento de produtividade e inovação em suas rotinas de trabalho.

O programa conta com carga horária de 80h e duração total de 4 semanas, com aulas de segunda a sexta-feira para duas turmas, sendo uma pela manhã e outra no período da tarde.

Com o diferencial de aplicação de metodologias ativas de aprendizagem, a capacitação combina teoria e prática, além do acompanhamento de mentores especialistas e experiência de mercado. O conteúdo está estruturado em três módulos que abordam ética digital, etiqueta corporativa, segurança da informação, uso de IA generativa e ferramentas aplicadas a atividades administrativas, financeiras, de atendimento e de tecnologia.

A iniciativa faz parte do TIC em Trilhas, integrante do projeto Residência em TIC 01, 02 e 21, sendo apoiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com recursos da Lei nº 8.248/1991, coordenado pela Softex no âmbito do Programa MCTI Futuro.

 

Cadastre-se em nossa newsletter