This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
A importância dos Ensaios Acústicos
As medições de grandezas acústicas têm sido cada vez mais importantes e requisitadas devido à busca de prover ao usuário, consumidor e trabalhador um ambiente não só seguro, mas também confortável.
Alguns regulamentos no Brasil já exigem que a informação de nível de ruído esteja claramente identificada nos produtos, como é o caso do Programa Selo Ruído.
Os laboratórios de última geração do ELDORADO
Com um volume de aproximadamente 220m³, o laboratório de testes acústicos possui uma câmara semi-anecóica, caracterizada de acordo com a ISO 3745 (nível de precisão) na faixa de 600 Hz a 10 kHz e de acordo com a ISO 3744 (nível de engenharia, na faixa de 100 Hz a 22kHz).
A instrumentação existente permite a realização de testes de nível de pressão e potência sonora em equipamentos de até 2m³, com um nível de ruído de fundo global próximo a 12 dB(A), medindo valores de pico de até 162 dB re 20μPa.
Além dos equipamentos para medição de ruído em qualquer tipo de produto, o laboratório conta com 2 sistemas para caracterização eletroacústica em dispositivos de telecomunicações (telefonia fixa e móvel). Também conta com os simuladores de ouvido padronizados pelo ITU-T P.57 tipo 1, tipo 3.2 (low leak e high leak) e tipo 3.3.
Um torso simulator pode ser utilizado para caracterização tanto de dispositivos de telefonia quanto de produtos auriculares.
Para os equipamentos de TI, é possível a caracterização da emissão de ruído destes tipos de equipamentos, geralmente para confrontação com limites de conforto acústico do usuário, conforme ABNT NBR 10152.