RISC-V Brazil 2025 consolida Brasil como polo estratégico do padrão aberto na América Latina - Instituto Eldorado
10 de Julho de 2025

RISC-V Brazil 2025 consolida Brasil como polo estratégico do padrão aberto na América Latina

O Brasil reafirmou sua posição de destaque no cenário da inovação tecnológica com a realização da edição 2025 do RISC-V Brazil, promovido pela RISC-V International e sediado pelo Instituto ELDORADO, com a Unicamp como co-host. Realizado no dia 04 de julho, em Campinas (SP), o evento reuniu mais de 110 participantes, entre representantes da indústria, academia, governo e comunidade técnica.

Com uma programação intensa de palestras, painéis, workshops e demonstrações, o RISC-V Brazil trouxe para o centro do debate o avanço do padrão aberto RISC-V, que vem se consolidando como alternativa estratégica em projetos de semicondutores, sistemas embarcados e inovação em hardware.

“O Brasil tem um papel estratégico na cadeia global de tecnologia e inovação, e sediar este evento fortalece nossa posição como protagonista na transformação digital, especialmente em áreas como semicondutores, hardware embarcado e desenvolvimento de sistemas complexos”, destaca José Eduardo Bertuzzo, diretor executivo do Instituto ELDORADO.

RISC-V é uma arquitetura de conjunto de instruções (ISA) aberta, modular e livre de royalties, que permite maior flexibilidade e personalização para empresas e instituições de pesquisa. Ao redor do mundo, ela é adotada por gigantes da tecnologia e por governos interessados em reduzir sua dependência de tecnologias proprietárias.

“Ver o crescimento do ecossistema RISC-V no Brasil e na América Latina é motivo de entusiasmo para a comunidade internacional”, afirma Andrea Gallo, CEO da RISC-V International. “Estamos muito animados em retornar ao país com um evento que estimula o intercâmbio de conhecimento, colaboração entre os setores e novos investimentos em inovação aberta.”

Durante o evento, foram apresentados casos de uso, avanços acadêmicos, ferramentas de desenvolvimento e oportunidades de colaboração internacional, incluindo iniciativas públicas e privadas voltadas à soberania tecnológica em semicondutores. A presença de representantes de instituições internacionais e de empresas líderes reforçou o papel do evento como plataforma de conexão estratégica.

Além disso, o espaço proporcionado pelo Instituto ELDORADO possibilitou a troca de experiências entre estudantes, pesquisadores, empresas nacionais e internacionais e profissionais do setor, fortalecendo o ecossistema local de inovação e incentivando novos projetos de P&D.

O sucesso do RISC-V Brazil 2025 evidencia o potencial do país para liderar iniciativas de tecnologia aberta e ampliar sua atuação em cadeias globais de valor, em especial no contexto de semicondutores.

Mais informações e conteúdos do evento estão disponíveis no site oficial: https://www.riscv-brazil.com

 

Cadastre-se em nossa newsletter