(26/Out/2012)
Alunos da Unicamp apresentam protótipo de um carro de competição equipado com motor de fluxo axial – a última tecnologia em motores elétricos no mundo.
Nesta quarta-feira (31/10), às 18h30, no Eldorado, em Campinas (SP), será apresentado, em evento fechado, um carro de competição equipado com motor de fluxo axial – a última tecnologia em motores elétricos no mundo. O veículo será testado na primeira competição de Fórmula SAE Elétrico, que será realizada entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, interior de São Paulo. O evento é organizado pela Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade do Brasil (SAE Brasil), entidade que reúne engenheiros, técnicos e executivos com o objetivo de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade.
Projetado pela Equipe Unicamp E-Racing, composta por alunos dos cursos de graduação e pós-graduação das engenharias da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o veículo pesa 227 kg e mede 2,8 m. Sua estrutura é feita de aço AISI 1020 e a carroceria de fibra de vidro. O motor, cujo pico de potência chega a 134 HP, foi desenvolvido por uma empresa britânica com a participação de pesquisadores da Universidade de Oxford. “O veículo acelera de 0 a 100 km/h em aproximadamente 4 segundos e tem autonomia de 22 km”, conta Diego Moreno Bravo, um dos líderes da equipe. Para efeito de comparação, a Ferrari Enzo, um super desportivo que usa tecnologias da Fórmula 1, leva 3,70 segundos para alcançar a mesma velocidade.
O veículo foi projetado para enfrentar 22 km de pista, com diversos aclives e declives. A prova de endurance será realizada em um kartódromo onde a velocidade média do carro deverá ser de 70km/h, podendo ultrapassar os 100km/h nas retas. Além disso, haverá diversas outras provas dinâmicas (autocross, skidpad e aceleração) e estáticas (apresentação do projeto técnico aos juízes, viabilidade econômica do projeto e inspeção de segurança). Em sua primeira edição, a categoria de Fórmula SAE Elétrico contará com quatro equipes participantes.
Eldorado apoia projeto
O Eldorado patrocinou o projeto com o apoio de outras empresas, tais como Höganäs e IDG – Inter Dynamic Group. “O projeto tem um apelo muito grande, por se tratar de um carro elétrico – algo inovador e de futuro”, afirma o engenheiro eletrônico Jean Marcos Andery Baracat, que dá suporte para o projeto por parte do Eldorado.
O grande desafio foi viabilizar a incorporação do motor elétrico de fluxo axial e do sistema de controle associado. O Instituto Eldorado estabeleceu convênio com a Oxford Yasa Motors, permitindo assim ter acesso a essa tecnologia, que foi incorporada com sucesso ao projeto. Para tanto, além de viabilizar o acesso a esta tecnologia, disponibilizou seus laboratórios e suporte técnico ao desenvolvimento e montagem do protótipo.
A Equipe Unicamp E-Racing foi criada por integrantes da Equipe FSAE Unicamp. Veterana na categoria Combustão da SAE Brasil, essa equipe tinha o conhecimento necessário para construir a maior parte dos subsistemas de um veículo com motor elétrico, como a suspensão, o chassi e o sistema de freios. “Mas há assuntos que eram novidades para a nós, como as baterias e seu sistema de gerenciamento, o motor elétrico e seu controlador”, diz Diego Moreno Bravo. “Para enfrentar esse desafio, a parceria com o Eldorado foi fundamental para o êxito do projeto”, finaliza.
Acessem: http://unicamperacing.com/
This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.