Com presença do MCTI, RISC-V Brasil discute as aplicações do padrão aberto no Instituto ELDORADO - Instituto Eldorado
19 de Junho de 2024

Com presença do MCTI, RISC-V Brasil discute as aplicações do padrão aberto no Instituto ELDORADO

Com presença do MCTI, RISC-V Brasil discute as aplicações do padrão aberto no Instituto ELDORADO

O RISC-V Brasil foi o primeiro evento dedicado à divulgação do padrão aberto no país, destacando o potencial do conjunto de instruções para o desenvolvimento tecnológico nacional, especialmente no setor de semicondutores e componentes avançados. Organizado em parceria com a RISC-V International, o evento foi realizado no Instituto de Pesquisas ELDORADO, em Campinas (SP), no dia 14 de junho e contou com a participação de representantes do ecossistema, membros do governo, institutos de pesquisa e grandes empresas.

Com uma programação gratuita, o evento focou na troca de conhecimento sobre os desdobramentos e aplicações do padrão aberto RISC-V no Brasil. Um dos objetivos do encontro foi justamente consolidar e estreitar a conexão entre a comunidade brasileira dedicada ao desenvolvimento de tecnologias como semicondutores, processadores com uso do padrão aberto RISC-V, supercomputadores (HPC) e Inteligência Artificial.

Entre os destaques da programação, Calista Redmond, CEO da RISC-V International, e Balaji Baktha, CEO da Ventana Micro Systems, compartilharam experiências internacionais sobre a expansão no uso do código aberto. Representando o governo brasileiro, Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e Henrique de Oliveira Miguel, secretário de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital, reforçaram o histórico de avanços do Brasil no setor de semicondutores e destacaram a importância da cooperação internacional para expandir a cadeia de abastecimento global.

Com presença do MCTI, RISC-V Brasil discute as aplicações do padrão aberto no Instituto ELDORADO

Brasil é Membro Premium do RISC-V International

Desde o final de fevereiro de 2024, o Brasil integra como membro premium a aliança RISC-V International, um avanço nas políticas nacionais para fortalecer nosso ecossistema de empresas e institutos, liderando os esforços para expandir a cadeia de fornecimento de semicondutores, especialmente na América Latina.

Um dos principais diferenciais do padrão aberto RISC-V é ser uma solução de cooperação internacional, com grande potencial de crescimento global. Os processadores RISC-V permitem que indivíduos, empresas e governos desenvolvam chips isentos de royalties, sem custos de licenciamento de propriedade intelectual.

Entre os projetos já em andamento, o ELDORADO, com apoio de pesquisadores da UNICAMP e parceria com o Barcelona Supercomputing Center (BSC), trabalha no desenvolvimento de uma unidade de aceleração para multiplicação de matrizes integrada a um processor RISC-V. O principal objetivo da cooperação é impulsionar os limites da computação de alto desempenho (HPC – High Performance Computing) e a Inteligência Artificial.

Consolidando esses avanços e trazendo novas perspectivas de aplicações, o RISC-V Brasil, como primeiro evento desse formato no país, reforça a importância do Brasil como membro da aliança internacional na divulgação do padrão RISC-V. Um esforço conjunto que visa transformar o país em uma referência de inovação e empreendedorismo, reconhecendo que a tecnologia é fundamental para a competitividade econômica no cenário globalizado.

RISC-V International

O padrão de conjunto de instruções aberto RISC-V, cuja especificação é gerida pela RISC-V International, sediada em Zurique, Suíça, é reconhecido por sua flexibilidade, escalabilidade e neutralidade. Sendo um padrão aberto de conjunto de instruções, tem ganhado reconhecimento global e crescido exponencialmente, com previsão de mais de 80 bilhões de cores no mercado até 2025 e 25% de market share global até 2030.

Instituto de Pesquisas ELDORADO

O ELDORADO é referência em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e possui 25 anos de experiência na criação de soluções inovadoras para empresas nacionais e internacionais nos segmentos de Tecnologia da Informação e Comunicação, Automotivo, Agro, Energia, Óleo & Gás, Saúde e Indústria 4.0. Presente em Campinas, Manaus, Porto Alegre e Brasília, o ELDORADO possui laboratórios de classe mundial, sendo protagonista em inovação aberta e na catalisação de fomentos e incentivos para execução de projetos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Created By Avanti