Credenciamento ANP - Instituto Eldorado
08 de Março de 2016

Credenciamento ANP

(8/3/2016)
Eldorado obtém credenciamento para conduzir projetos de P&D junto à ANP
Com o credenciamento, o Eldorado se tornou apto a receber recursos provenientes da Cláusula de Investimento em P,D&I, presente nos contratos para exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural. 
No último dia 2 de março, no Diário Oficial da União, foi publicado pela Superintendência de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o credenciamento do Laboratório de Desenvolvimento de Soluções de Visão Computacional e Realidade Aumentada, do Instituto de Pesquisas Eldorado, como uma instituição habilitada a realizar atividades de P&D na área de petróleo, gás e combustível.
“Seguindo nosso planejamento estratégico, o Eldorado tem buscado aproveitar toda a sua expertise para explorar novos nichos de negócios e expandir o seu portfólio de clientes, inclusive em outros mercados, como o de Oil & Gas. Esse credenciamento é um passo realmente importante para a consolidação dessa meta”, afirma Paulo Ivo, Executivo de Desenvolvimento de Negócios e Relações Institucionais do Eldorado.
Com o credenciamento, o Eldorado se tornou apto a receber recursos provenientes da Cláusula de Investimento em P,D&I, presente nos contratos para exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural. De acordo com dados da ANP, as obrigações de investimento em P,D&I, referentes aos contratos de concessão, acumuladas em 2015, alcançaram o valor de R$ 1,03 bilhão. De 1998 a 2015 foram gerados R$11,2 bilhões em obrigações.
A expectativa para 2016 é de que o nível de produção de petróleo se mantenha estável em relação ao ano anterior, quando foram produzidos em média 2,128 milhões de barris diariamente. Desta forma, considerando o preço do barril sem alterações significativas, o valor da obrigação gerada permaneceria no mesmo patamar de 2015 para os contratos de concessão vigentes.
Ao longo dos seus 17 anos, o Eldorado tem se consolidado com uma das maiores instituições de P&D brasileiras, contando com uma carteira de mais de 50 clientes nacionais e multinacionais de diversos segmentos, como telecomunicações, informática, financeiro, saúde, energia, entre outros. “Hoje atingimos um grau de maturidade institucional que nos permite conduzir projetos cada vez mais complexos”, conta Jaylton Ferreira, Superintendente do Instituto. “Vamos trabalhar forte para consolidar nosso nome no setor de P,D&I da área de Oil & Gas”, conclui o executivo.
O credenciamento de instituições de P,D&I por parte da ANP obedece as regras, as condições e os requisitos técnicos estabelecidos pela Resolução ANP nº 47/2012, alterada pela Resolução ANP nº 36/2014, e o respectivo Regulamento Técnico ANP nº 7/2012. Segundo o Boletim ANP – Petróleo e P&D, este é o reconhecimento formal de que uma instituição atua em atividades de pesquisa e desenvolvimento em áreas de relevante interesse para o setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis, e que possui infraestrutura e condições técnicas e operacionais adequadas para seu desempenho.

Cadastre-se em nossa newsletter

Created By Avanti