Encontro Agro promove debates sobre inovação, pesquisa e solução em Agro 4.0 - Instituto Eldorado
04 de Dezembro de 2019

Encontro Agro promove debates sobre inovação, pesquisa e solução em Agro 4.0

No início de novembro, o ELDORADO sediou, em parceria com a Embrapa Meio Ambiente e a Claro/Embratel, o Encontro de Inovação em Agronegócio. O evento dedicou-se ao amadurecimento de temas importantes para a consolidação da inovação no agronegócio brasileiro.
Cerca de 180 pessoas, entre elas executivos, consultores, membros de start-ups e estudantes, puderam assistir a palestras sobre ambientes e oportunidades para Agritechs, investimentos em tecnologia e conectividade no agrobusiness, além de apresentações de cases de sucesso e um painel sobre aplicativos.
O seminário foi aberto pelo Executivo de Tecnologia do ELDORADO, José Eduardo Bertuzzo, que destacou a importância do evento como forma de apresentar as soluções que o instituto tem apresentado para o agronegócio. “Nós percebemos muito interesse por parte das empresas e temos que considerar que esse é um segmento muito competitivo, analítico e conservador. Por isso, o ELDORADO está colocando toda a energia e estrutura no desenvolvimento desses projetos. Temos um amplo portfólio, desde a área de conectividade mobile e, agora, com foco em IoT”.
Marcelo Boechat Morandi, chefe geral da Embrapa Meio Ambiente, também pontuou as peculiaridades do setor agro e o definiu como um “ambiente de risco”. Para Morandi, a agricultura é uma indústria a céu aberto, ávida por tecnologia, porém cautelosa em relação aos riscos. Ele afirma que é preciso alinhar as informações biológicas das plantas, das pragas, os resultados das pesquisas realizadas por institutos, com os dados e a precisão do equipamento, que irá fornecer os próximos passos a serem percorridos.
Neste quesito, a transformação no processo de pesquisa é fundamental, segundo Ana Paula Packer, chefe adjunta de transferência de tecnologia da Embrapa Meio Ambiente: “A intensificação da inovação aberta está facilitando a implementação das cooperações entre a Embrapa e os parceiros, as quais contemplam temas de interesse recíproco e de valor à sociedade. A internalização do processo é lenta, mas a equipe de pesquisa está enxergando a necessidade dessa cooperação ganha-ganha”, explicou.
A parceria entre o ELDORADO, a Embrapa Meio Ambiente e a Claro/Embratel tem como fruto o projeto Fazenda Conectada, localizada nas dependências da Embrapa Meio Ambiente, em Jaguariúna. O projeto prevê a atuação em plantação de soja monitorada com sensores conectados, assim como em plantios de café, milho e cana-de-açúcar.
Por meio do uso de tecnologias de sensoriamento, conectividade e analytics, é possível dar informações em tempo real sobre os cultivos, além de sensoriamento do solo, previsão do tempo com estações meteorológicas instaladas localmente, uso racional da água, conexão de máquinas e implementos agrícolas e rastreamento e localização de equipamentos.
Para isso, é preciso de uma eficiente estrutura de conexão, segundo Eduardo Polidoro, diretor de IoT da Claro. Ele explica que a conectividade é dividida em duas categorias: o 4G LTE, destinado às pessoas, e o NB-IoT e CAT-M, para máquinas e sensores. A diferença, tratando-se de cobertura de relevo, é a cobertura de um raio cinco vezes maior do CAT-M em relação ao 4G: “Isso é fundamental para o agro, porque onde eu precisaria de muita infraestrutura para fazer a cobertura de uma fazenda, às vezes consigo só com uma torre. Isso acaba habilitando muito a agricultura de precisão e a agricultura digital com um custo de conexão muito baixo”, afirmou.
Confira a programação do evento:
Programação
08h30 – Credenciamento
09h00 – Abertura (Marcelo Boechat Morandi – Chefe Geral da Embrapa Meio Ambiente)
09h15 – Ambiente e oportunidade para Agritechs (Guilherme Lago – Coordenador de Inovação do Pulse Hub)
09h45 – Investimento em tecnologia do agrobusiness (Joaquim Cunha – Diretor da WBGI Consultoria)
10h15 – Conectividade no Agronegócio
Eduardo Polidoro – Diretor IOT Claro
10h45 – Café
Apresentação de projetos de Agritechs
11h15 – Pitch 1 (Tracepack – Renan Salvador)
11h25 – Pitch 2 (IoTag – Daniel Campanelli)
11h35 – Pitch 3 (@tech – Bruno Stefano)
Painel de Aplicativos (Moderador: Nelio Resende)
11h45 – BRGAP (Geraldo Stachetti Rodrigues – Embrapa Meio Ambiente)
12h00 – Agrotag (Ladislau Araújo Skorupa – Embrapa Meio Ambiente)
12h15 – AgroAPI (Luciana Alvim Santos Romani – Embrapa Informática Agropecuária)
12h30 – Sigma ABC (Rodrigo Yoiti Tsukahara – Coordenador e Pesquisador da Fundação ABC)
12h45 – Perguntas e respostas
13h15 – Encerramento

Cadastre-se em nossa newsletter

Created By Avanti