HACKATRUCK MakerSpace na mídia - Instituto Eldorado
23 de Julho de 2018

HACKATRUCK MakerSpace na mídia

Hackatruck ELDORADO 3

[vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text](23/7/2018)
No dia 17 de julho, o HackaTruck MakerSpace foi destaque no Jornal Bom Dia DF
Em sua 2ª fase, projeto levará um laboratório móvel a 11 universidades brasileiras, capacitando estudantes em temas como IoT e cultura maker, permitindo que os alunos criem e desenvolvam protótipos de projetos. Confira a reportagem[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_empty_space height=”30″][vc_single_image image=”45488″ img_size=”full” alignment=”center”][/vc_column][vc_column][vc_column_text]

Sobre o HackaTruck MakerSpace

Por três anos, o HackaTruck visitou 29 instituições de ensino superior brasileiras e capacitou 1.500 alunos de em seu laboratório móvel, em temas como programação em Swift, iOS e empreendedorismo, além de mais 4.800 estudantes através de seus módulos online. Agora, o projeto financiado pela IBM Brasil e a Flextronics, através da Lei de Informática, em parceria com o Instituto de Pesquisas ELDORADO e com colaboração da Apple, entra em sua nova fase: o HackaTruck MakerSpace.
O laboratório móvel funcionará como um espaço “marker”, no qual os alunos poderão criar e desenvolver protótipos de projetos relacionados aos conhecimentos estudados. O HACKATRUCK MakerSpace passará cerca de seis semanas em cada uma das 11 instituições de ensino parceiras que serão visitadas neste próximo ciclo 2018-19, com participação de 56 alunos distribuídos em duas turmas, em dois períodos.
As atividades de capacitação permanecem voltadas aos alunos das instituições de ensino parceiras, que se consolidarão com o desenvolvimento de atividades presenciais, agora em Práticas de Cloud Service usando Swift com ênfase em IoT (Internet of Things), com carga horária de 120 horas. O processo de seleção continuará sendo direcionado pelo curso à distância.
Os desafios da capacitação ficarão por conta dos projetos a serem desenvolvidos pelos alunos, que serão estimulados pelos instrutores a pensar sobre sete temas de grande importância para a sociedade: saúde, educação, indústria 4.0, varejo, segurança, mobilidade urbana e sustentabilidade. A inclusão de tecnologias IoT no laboratório móvel abrirá possibilidades para a criação de soluções com a linguagem de programação associada aos dispositivos que se conectam à internet.
A iniciativa também conta com importantes apoiadores que acreditam na ideia: Epson, por meio de projetores e óculos para realidade virtual, Sethi 3D, com impressoras 3D, Bosch, com tecnologia em sistemas de segurança, além de multisensores para diferentes aplicações da Bosch Rexroth e ferramentas rotativas da Dremel, marca do Grupo Bosch, Norion, com appliance de computadores, Truckvan, com a produção da unidade móvel, e o SEBRAE, incentivando nos alunos o olhar empreendedor.
 

 Inscrições

A nova fase do HACKATRUCK está prevista para acontecer até março de 2019, em parceria com 11 instituições de ensino superior, localizadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Os interessados em participar do HACKATRUCK MakerSpace devem ser alunos das instituições parceiras, precisam completar o curso de ensino à distância, disponível no site do projeto, e elaborar um vídeo contando seus conhecimentos prévios, além de sua motivação para participar. Os alunos com as melhores pontuações serão selecionados para as aulas presenciais.
Para os interessados que não são alunos das instituições parceiras, o curso EAD do projeto também está disponível no site. Todos os concluintes do curso EAD têm direito a um certificado de participação.
Para mais informações, acesse www.hackatruck.com.br[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Cadastre-se em nossa newsletter

Created By Avanti