Imagine Cup 2018 - Instituto Eldorado
14 de Dezembro de 2017

Imagine Cup 2018

(14/12/2017)
Eldorado sedia evento de lançamento da Imagine Cup 2018
No dia 23 de novembro, o Eldorado sediou o evento de lançamento da Imagine Cup 2018, a maior competição estudantil de inovação do mundo. Na ocasião, foram apresentadas as regras da competição, o papel do estudante no desenvolvimento do novo amanhã, casos de sucesso de estudantes que já participaram e uma visão geral e técnica da utilização da computação em nuvem para alavancar os projetos dos estudantes para um novo patamar. Foram recebidas aproximadamente 120 pessoas, entre estudantes e professores das principais instituições de ensino da região. Campinas foi a primeira cidade a receber o Roadshow Imagine Cup 2018 que terá outros destinos como Curitiba, Buenos Aires, Santiago, Cidade do México, Fortaleza e Belo Horizonte.
“Foi uma honra sediar a primeira parada do lançamento da Imagine Cup 2018. O Eldorado e o Microsoft Innovation Center (MIC) Campinas veem a competição como uma excelente oportunidade para que estudantes tenham um contato maior com o mundo do empreendedorismo. Pelo o que acompanhamos na última edição, acreditamos que a competição possa proporcionar uma experiência enriquecedora para os participantes. Queremos ser o motor que impulsiona esses times a empreenderem e transformarem projetos acadêmicos em startups de sucesso”, relata Patrick Tedeschi, coordenador do MIC Campinas.
 
Sobre a Imagine Cup
A Imagine Cup é a maior competição mundial de inovação para estudantes. A iniciativa da Microsoft tem como objetivo conectar estudantes do mundo inteiro e fornecer a eles ferramentas, recursos e experiências que transformem ideias em realidade. Chegando à sua 16ª edição, é considerada uma grande oportunidade para que jovens empreendedores adquiram novas habilidades técnicas e de negócios por meio de projetos inovadores.
Podem participar da competição estudantes acima de 16 anos. As equipes são formadas por até 3 estudantes e podem contar com um mentor. Quanto mais multidisciplinares, melhor. A inscrição das equipes é gratuita (https://imagine.microsoft.com/compete) e o prazo para submissão dos projetos termina no dia 10 de abril de 2018.
Para entrar na disputa, as equipes devem produzir um vídeo de até dez minutos contendo um pitch que fale sobre a solução e como os recursos do Azure, o serviço de nuvem da Microsoft, estão sendo utilizados. Também devem submeter uma breve descrição do projeto e um protótipo executável. O conteúdo será revisado por uma equipe de juízes que utilizará critérios descritos nas regras oficiais, que abordam a avaliação da tecnologia até a viabilidade de sua implementação.
Os projetos finalistas do Brasil passarão por uma final regional com os demais projetos vencedores da América Latina e, após essa seleção, os finalistas regionais vão concorrer com outros do mundo inteiro. A final da competição será realizada na sede da Microsoft em Seattle (EUA), no mês de julho. Todos os custos de deslocamento e acomodação serão pagos pela Microsoft.
Este ano, o valor total do prêmio em viagens e créditos de nuvem é de mais de US$ 700 mil dólares. Nessa edição foram adicionados ainda três prêmios especiais, para competições específicas em categorias que representam o que há de mais avançado em transformação digital: Inteligência Artificial (bots e serviços cognitivos), Big Data (ferramentas de análise de dados) e Realidade Mista (funcionalidades do Windows e do HoloLens). As duas melhores equipes serão premiadas em dólares e créditos do Azure. A grande vencedora da competição receberá uma sessão de mentoria com Satya Nadella, CEO da Microsoft.
“O Brasil, sem dúvidas, é tido como um forte competidor. Em 2015, a vencedora mundial foi uma equipe brasileira, a eFitFashion, que, se destacou na indústria da moda. No ano passado, dos projetos apoiados pelo MIC Campinas, quatro foram para a final nacional e a equipe UpFish participou da final mundial chegando até as quartas-de-final. Como campeões nacionais, esses estudantes receberam aceleração da Microsoft através do Instituto InnovAction, projeto que complementa os programas da Microsoft de apoio à jornada empreendedora”, finaliza Tedeschi.
 

Cadastre-se em nossa newsletter

Created By Avanti