Oficina do Futuro PcD - Instituto Eldorado
15 de Maio de 2015

Oficina do Futuro PcD

(15/5/2015)
Projeto de capacitação é destaque para reabilitação profissional
A capacitação de pessoas com deficiência é uma das mais tradicionais formas de inclusão digital. O Instituto Eldorado vai além, abordando o tema de forma inovadora e trazendo benefícios nas esferas motivacionais, sociais e profissionais deste público.
Desde 2007, o Instituto Eldorado vem conduzindo um programa inovador para a capacitação gratuita de pessoas com deficiência, denominado “Oficina do Futuro PcD – A competência faz a diferença”. Ao contrário de outras iniciativas, que focam apenas em informática básica, o Eldorado prepara as PcD para atuarem desenvolvendo e testando software em um mercado de trabalho altamente exigente em termos de qualificação profissional.
IMG_20150413_195617
A iniciativa conta com 29 turmas concluídas em parceria com 5 empresas, cerca de 400 pessoas capacitadas e mais de 2,5 mil horas de treinamentos técnicos ministrados, os quais são oferecidos gratuitamente aos alunos e focam em temas de Tecnologia da Informação e Comunicação. Além dos resultados tangíveis, o projeto propicia ganhos imensuráveis na qualidade de vida, motivação e autoconfiança dos alunos.
O projeto contempla capacitação presencial e conta com infraestrutura adaptada para receber os participantes, bem como instrutores capacitados para o melhor atendimento às pessoas com deficiência.
Todo o material didático é adaptado para o público-alvo e existe um treinamento de nivelamento dos participantes. Além das atividades de capacitação técnica, os participantes recebem treinamentos comportamentais, ministrados por profissionais de Recursos Humanos.
Parceria com empresas do setor viabiliza iniciativa
A grande maioria das turmas do projeto “Oficina do Futuro PcD” é realizada em parceria com empresas que desejam contratar pessoas com deficiência, ou ainda, investir em ações sociais.
Por meio destas parcerias, torna-se possível direcionar esforços para encontrar alunos com o perfil desejado, ampliando ainda mais suas possibilidades de recolocação no mercado. Por se tratar de demandas distintas, cada turma possui suas peculiaridades e requisitos específicos, mas todas seguem a mesma metodologia de formação e condução.
O projeto, originado em Campinas, teve recentemente suas primeiras turmas em Araraquara/SP e São Bernardo do Campo/SP. Atualmente, está corrente em Brasília/DF e Porto Alegre/RS. “Essa expansão evidencia o potencial do programa, que capacita gratuitamente pessoas com deficiência. Agora, a intenção é poder expandir a capacitação para mais localidades e continuar beneficiando tanto empresas, quanto pessoas com deficiência de outras regiões do país”, conta Lucimara de Almeida, do Departamento de Educação do Eldorado.
Reconhecimento nacional
Desde sua criação, o “Oficina do Futuro PcD” já conquistou prêmios que comprovam sua originalidade, eficácia e resultados, como o Prêmio Cidadania 2008 do Anuário Telecom promovido pela Plano Editorial e também foi destaque, como finalista do III Prêmio de Ações Inclusivas, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em 2012.
Em 2014, o projeto “Oficina do Futuro PcD” foi tema de artigo acadêmico publicado no 3º Congresso Brasileiro de Informática na Educação, nos  Anais do XIX Workshop de Informática na Escola, sob o título “Preparando pessoas com deficiência para o mercado de trabalho de Tecnologia da Informação e Comunicação”, FORNACIALI, M. ; ALMEIDA, L. ; ALMEIDA, L. R. G.
Neste ano, o projeto recebeu o primeiro lugar no 5º Prêmio de Reabilitação Profissional na categoria “Prestadores de Serviço”. A iniciativa foi destaque por contribuir, por meio de treinamentos em áreas de Tecnologia, com a reabilitação profissional de pessoas com deficiência, as quais se tornam ainda mais motivadas para enfrentarem os desafios do mercado profissional.

Cadastre-se em nossa newsletter

Created By Avanti